EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DO CELULAR PARA APLICAR CONHECIMENTOS DE TRIGONOMETRIA NO COTIDIANO

Autores

  • Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO - MG
  • Adair Mendes Nacarato Pós-Doutora, professora e orientadora no Doutorado em Educação da Universidade São Francisco, Campus de Itatiba.

Palavras-chave:

TICS, Matemática, Ensino Técnico Integrado, Instituto Federal, , Uso do celular na educação.

Resumo

Neste artigo relato uma experiência pedagógica que vivenciei com duas turmas do 2° Ano do Curso Técnico Integrado em Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Campus Machado. A princípio abordarei sobre o papel das novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – na sociedade atual e as expectativas existentes quanto ao potencial impulsionador que elas têm na educação. Mostrarei que, apesar disso, elas são pouco utilizadas pelos professores brasileiros por diversos motivos que vão desde a falta de domínio para utilização, até a mudança de postura que elas exigem dos mesmos. A atividade pedagógica consistiu na criação de um vídeo pelos alunos, que em equipes e utilizando seus próprios celulares, visitaram áreas e setores internos do Campus, aplicando os conhecimentos anteriormente construídos em nossas aulas de Matemática, na prática. Os vídeos passaram por processos de produção e reprodução com o auxílio de softwares e foram exibidos para a classe com o auxílio de um datashow. Ao final, os alunos fizeram a avaliação da atividade proposta. Nos excertos, são unânimes em afirmar que gostaram da atividade, que reconhecem o potencial ainda subutilizado das TICs no curso que fazem, que atividades como a realizada são boas formas de envolver alunos tímidos, que podem despertar aptidões profissionais e até mesmo que pensavam que o celular não poderia ser usado como uma ferramenta pedagógica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato, IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO - MG

Possui Licenciatura Plena em Matemática, especialização em "Matemática e Estatística" e em "Informática em Educação" , Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária e atualmente é aluna regular no Doutorado em Educação da Universidade São Francisco. Trabalha com matemática aplicada a temas relevantes da área de Educação, Educação inclusiva e práticas pedagógicas e das Ciências Agrárias. Possui produções na área de matemática, na área de educação ambiental, agricultura familiar, descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, modelos matemáticos para estimativa de safra de café entre outros. Tem experiência docente na área de Matemática, no ensino Médio e Técnico Profissional. Desenvolve projetos de matemática voltados ao desenvolvimento da educação e atualmente é professora no IFSULDEMINAS - Câmpus Machado e é doutoranda em educação, na linha de educação matemática na Universidade São Francisco.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FRIGOTTO, Gaudêncio et al. (orgs.). Ensino médio integrado: concepções econtradições. São Paulo: Cortez, 2005.

KENSKI, V.M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. de CARVALHO, A.M.P. de (Org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo; Ed. Pioneira Thompson Learning, 2001.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed.34,1999.

RAMOS, Sérgio Ramos. Tecnologias da Informação e Comunicação: conceitos básicos (2008). Disponível em: http://livre.fornece.info/media/download_gallery/recursos/conceitos_basicos/TIC-Conceitos_Basicos_SR_Out_2008.pdf Acesso em: 23 jan. 2016.

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Reinato, R. A. de O., & Nacarato, A. M. (2017). EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DO CELULAR PARA APLICAR CONHECIMENTOS DE TRIGONOMETRIA NO COTIDIANO. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(1), 9–20. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29142

Edição

Seção

Artigos