EXPLORANDO AS TECNOLOGIAS DO CELULAR PARA APLICAR CONHECIMENTOS DE TRIGONOMETRIA NO COTIDIANO
Palavras-chave:
TICS, Matemática, Ensino Técnico Integrado, Instituto Federal, , Uso do celular na educação.Resumo
Neste artigo relato uma experiência pedagógica que vivenciei com duas turmas do 2° Ano do Curso Técnico Integrado em Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Campus Machado. A princípio abordarei sobre o papel das novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – na sociedade atual e as expectativas existentes quanto ao potencial impulsionador que elas têm na educação. Mostrarei que, apesar disso, elas são pouco utilizadas pelos professores brasileiros por diversos motivos que vão desde a falta de domínio para utilização, até a mudança de postura que elas exigem dos mesmos. A atividade pedagógica consistiu na criação de um vídeo pelos alunos, que em equipes e utilizando seus próprios celulares, visitaram áreas e setores internos do Campus, aplicando os conhecimentos anteriormente construídos em nossas aulas de Matemática, na prática. Os vídeos passaram por processos de produção e reprodução com o auxílio de softwares e foram exibidos para a classe com o auxílio de um datashow. Ao final, os alunos fizeram a avaliação da atividade proposta. Nos excertos, são unânimes em afirmar que gostaram da atividade, que reconhecem o potencial ainda subutilizado das TICs no curso que fazem, que atividades como a realizada são boas formas de envolver alunos tímidos, que podem despertar aptidões profissionais e até mesmo que pensavam que o celular não poderia ser usado como uma ferramenta pedagógica.
Metrics
Referências
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
FRIGOTTO, Gaudêncio et al. (orgs.). Ensino médio integrado: concepções econtradições. São Paulo: Cortez, 2005.
KENSKI, V.M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. de CARVALHO, A.M.P. de (Org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo; Ed. Pioneira Thompson Learning, 2001.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed.34,1999.
RAMOS, Sérgio Ramos. Tecnologias da Informação e Comunicação: conceitos básicos (2008). Disponível em: http://livre.fornece.info/media/download_gallery/recursos/conceitos_basicos/TIC-Conceitos_Basicos_SR_Out_2008.pdf Acesso em: 23 jan. 2016.
UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. 2013. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.