MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Modelagem matemática, educação matemática, educação básica.Resumo
O presente artigo que foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, tem por finalidade fazer uma breve apresentação sobre a utilização da modelagem matemática na educação básica, apresentando o conceito, as etapas e sua importância no ensino-aprendizagem. A construção de modelos irá despertar a criatividade dos educandos, além de cativá-los nas aulas de matemática, proporcionando assim um melhor ambiente de aprendizagem.
Metrics
Referências
BASSANEZZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BASSANEZZI, R. C. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 1989. P. 15-19. Disponível em: http://www.academia.edu/1082177/Como_ensinar_matem%C3%A1tica_hoje. Acesso em: 31 de outubro de 2016.
DEVLIN, K. J. O instinto matemático. [Tradução Michelle Dysman]. Rio de Janeiro: Record, 2009.
GOLIN, A. C. P. Modelagem matemática no ensino fundamental. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37104/000819637.pdf?sequence=1. Acesso em: 24 de outubro de 2016.
MARTINS, D. M. A geometria das abelhas. Disponível em: http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/Monografia_Dominique.pdf. Acesso em: 21 de novembro de 2016.
MEYER, J. F. C. A. et al. Modelagem em educação matemática. 3ªed – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleções Tendências em Educação Matemática)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.