UM DISCURSO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Juliana Leal Salmasio UFGD
  • Victor Ferreira Ragoni UFGD

Palavras-chave:

Formação de Professores, Discurso do Sujeito Coletivo, Tecnologias Digitais

Resumo

O trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática, realizada com 9 alunos do curso licenciatura em matemática da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, buscando identificar qual a compreensão destes sobre o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. De cunho qualitativo, a pesquisa foi feita mediante o envio de um questionário eletrônico aos sujeitos e encontramos no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) uma proposta de análise. Na análise, é possível compreender que os alunos pouco se sentem preparados para a futura prática docente utilizando as tecnologias digitais, visto que somente a formação acadêmica não tem suprido suas necessidades, ao mesmo tempo que expressam o desejo de usufruir destas ferramentas em suas futuras práticas docentes de maneira a somar e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor Assistente da UFGD; Doutorando em Educação (UFPEL); Mestre em Educação em Ciências e licenciado em Matemática pela universidade Federal do Rio Grande - FURG; Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq.

Juliana Leal Salmasio, UFGD

Licencianda em Matemática; Bolsista PIBIC.

Victor Ferreira Ragoni, UFGD

Licenciando em Matemática; Bolsista PROLICEM.

Referências

FIGUEIREDO, T. D. (2015). Os professores de matemática e as tecnologias digitais: uma cultura docente em ação. 2015. 90p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande/RS.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (2008). Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. (2005a). Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualiquantitativa (Desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs. 256 p. (Coleção Diálogos).

__________. (2005b). Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Editora.

__________. (2010). Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Brasília: Líber Livro Editora.

__________. (2000). Os novos instrumentos no contexto da pesquisa qualitativa. In: LEFÈVRE, F; LEFÈVRE, A. M. C; TEIXEIRA. J. J. V. (Org.). O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul, RS: Educs. p. 11-36.

LÉVY, P. (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34.

MATURANA, H.(2014). A ontologia da realidade. 4. Ed. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.

__________. (1993). Uma nova concepção de aprendizagem. In: Dois pontos, v. 2, no 15.

OROFINO M. I. (2005). Mídias e educação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez.

RODRIGUES, S. C. (2007). Rede de conversação virtual: engendramento coletivo-singular na formação de professores. 2007. 150p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

TARDIF, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

2018-03-19

Como Citar

Figueiredo, T. D., Salmasio, J. L., & Ragoni, V. F. (2018). UM DISCURSO SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(2), 145–160. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/35274

Edição

Seção

Artigos