DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONCEPTUALIZAÇÃO DE OBJETOS TRIGONOMÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO

Jonas da Silva Melo, Edvonete Souza de Alencar

Resumo


Este trabalho busca elencar as barreiras de conceptualização sobre objetos trigonométricos dada sua abstração nas práticas docentes no Ensino Médio. O ensino tradicional reduz a conceptualização no simples processo de representação mental quando na verdade se trata de um processo complexo de construção do objeto. Percebemos a dificuldade dos professores e alunos nesse conteúdo de ensino visto pesquisas da área que evidenciam a insuficiência na conceptualização matemática através da Resolução de Problemas simplicistas. A Resolução de Problemas se apresenta na forma de fixação dos conteúdos apresentados, no entanto, o que deveria ser uma aplicação aproximada do cotidiano, é mascarada em exercícios sem aplicação real. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a metodologia empregada de forma fragmentada e simplificada, analisando as possibilidades de transpor essas barreiras através da interdisciplinaridade e do protagonismo do aluno, libertando-o do ensino propedêutico para uma experiência significativa com a Trigonometria. Para isso, fizemos uma busca de pesquisas que abordaram esse tipo de investigação no portal de periódicos da Capes com as palavras chave retiradas de nosso objetivo, realizamos um filtro das investigações que buscavam experiências significativas  e as que foram desenvolvidas por docentes do ensino médio e apresentamos alguns dados relacionados com o trabalho desenvolvido em conjunto na sala de aula tendo o aluno como protagonista, considerado significativo no processo de ensino-aprendizagem da Trigonometria. As propostas tiveram como base os seguintes princípios: aplicação real na sociedade, interdisciplinaridade e a utilização de meios alternativos para concretização do processo de ensino-aprendizagem como novas tecnologias, educação lúdica ou ferramentas arcaicas.


Palavras-chave


Ensino Médio; Educação Matemática; Trigonometria

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