DIFERENÇAS NA PRÁTICA DOCENTE DE DOIS PROFESSORES – NOVOS E ESPECIALISTAS – AO PROMOVER A CONSCIÊNCIA: uma análise sociocultural por meio do uso de recursos

Autores

Palavras-chave:

Uso de recursos, gestos, artefatos

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma investigação mais ampla que analisa a prática de dois professores – novos e especialistas – da rede de teorias. Dessa forma, um quadro conceitual é projetado que aborda os componentes epistemológicos e didáticos da prática do professor. Assim, são incorporadas noções tanto da teoria da objetivação (TO) quanto da Abordagem Documentária da didática (ADD). Os dados apresentados e analisados correspondem às transcrições das gravações em vídeo de dois professores de Física do 11º ano (novato e expert), em situações de ensino originais. A discussão dos resultados visa determinar como a prática de cada professor difere do uso de recursos (físicos e conceituais) e meios semióticos de objetivação, com o objetivo de promover a conscientização do significado dos conceitos. Os resultados revelam diferenças significativas em ambos os professores na maneira como eles usam recursos e em como os significados são produzidos na sala de aula. 

Metrics

PDF views
207
Jan 13 '19Jan 16 '19Jan 19 '19Jan 22 '19Jan 25 '19Jan 28 '19Jan 31 '19Feb 01 '19Feb 04 '19Feb 07 '199
| |

Referências

APPLETON, K. Analysis and Description of Students' Learning during Science Classes Using a Constructivist‐Based Model. Journal of Research in Science Teaching, v. 34 n. 3, 1997, p. 303-318.

BAYRAKTAR, S. Misconceptions of Turkish pre-service teachers about force and motion. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 7 n. 2, 2009, p. 273-291.

BERLINER, D. C. Describing the Behavior and Documenting the Accomplishments of Expert Teachers. Bulletin of Science, Technology & Society, v. 24 n. 3, 2004, p. 200-212.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Towards new documentation system for mathematics Teachers? Educational Studies in Mathematics, v. 71, 2009, p. 199-218.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Teachers´work with resources: Documentational geneses and professional geneses. In: GUEUDET, G.; PEPIN, B.; TROUCHE, L. From text to ´lived´resources: Mathematics curriculum materials and teacher development. New York: Springer, 2012, p. 189-213.

GOMEZ-ZWIEP, S. Elementary Teachers’ Understanding of Students’ Science Misconceptions: Implications for Practice and Teacher Education. Journal of Science Teacher Education, v. 19 n. 5, 2008, p. 437-454.

KARAM, R. Introduction of the Thematic Issue on the Interplay of Physics and Mathematics. Science and Education, v. 24, 2015, p. 487-494.

KAUR, B.; HO, W.K.; TOH, T.L.; CHOY, B.H. (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 4). Singapore: PME. 2017.

KIDRON, I.; BIKNER-AHSBAHS, A. Advancing Research by Means of the Networking of Theories. Approaches to Qualitative Research in Mathematics Education. Springer Netherlands, 2015, p. 221-232.

MORENO-ARMELLA, L; SRIRAMAN, B. Symbols and Mediation in Mathematics. In: SRIRAMAN, B.; ENGLISH, L. English. Theories of Mathematics Education: Seeking New Frontiers. Springer, 2010, p. 211-232.

PIAGET, J. Introducción a la epistemología genética: el pensamiento físico. Buenos Aires: PAIDOS, 1979.

PONTE, J. P.; CHAMPAN, O. Mathematics teachers knowledge and practices. In: GUTIERREZ, A.; BOERO, P. Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishing, 2006, p. 461-494.

PREDIGER, S.; BIKNER-AHSBAHS, A.; ARZARELLO, F. Networking strategies and methods for connecting theoretical approaches: first steps towards a conceptual framework. ZDM, v. 40, n. 2, 2008, p. 165-178.

RADFORD, L. Sujeto, objeto, cultura y la formación del conocimiento. Educación Mathemática, v. 12 n. 1, 2000, p. 51-69.

RADFORD, L. The ethics of being and knowing: Towards a cultural theory of learning. In: RADFORD, L.; SCHUBRING, G.; SEEGER, F. Seeger. Semiotics in mathematics education: epistemology, history, classroom, and culture. Rotterdam: Sense Publishers, 2008, p. 215-234.

RADFORD, L. De la teoría de la objetivación [On the theory of objectification]. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, 2014a, p. 132-150.

RADFORD, L. On teachers and students: An ethical cultural-historical perspective. In: LILJEDAHL, P.; NICOL, C.; OESTERLE, S.; ALLAN, D. Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36 (Plenary Conference) Vol. 1. Vancouver: PME, 2014b, p. 1-20.

RADFORD, L. On the role of representations and artefacts in knowing and learning. Educational Studies in Mathematics, v. 85 n. 3, 2014c, p. 405-422.

RADFORD, L. The epistemological foundations of the theory of objectification. Isonomia, 2015, p. 127-149.

RADFORD, L.; ROTH, W. M. Intercorporeality and ethical commitment: An activity perspective on classroom interaction. Educational Studies in Mathematics, v. 77 n. 2-3, 2011, p. 227-245.

ROBINSON, N.; EVEN, R.; TIROSH, D. How teachers deal with their students’ conceptions of algebraic expressions as incomplete. In: PONTE, J. P.; MATOS, J. F. Proc. 18th of the Int. Group for Psychology of Mathematics Education Vol. 4. Lisbon: PME, 1994, p. 129-136.

ROLKA, K.; RÖSKEN, B.; LILJEDAHL, P. The role of cognitive conflict in belief changes. In: WOO, J. H; LEW, H. C.; PARK, K. S.; SEO, D. Y. Proc. 31st Conf. of the Int. Group for the Psychology of Mathematics Education Vol. 4. Seoul: PME, 2007, p. 121-128.

SFARD, A. What could be more practical than good research?: On mutual relations between research and practice of mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 58, 2005, p. 393-413.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Salinas-Hernández, U., Miranda, I., & Moreno-Armella, L. (2019). DIFERENÇAS NA PRÁTICA DOCENTE DE DOIS PROFESSORES – NOVOS E ESPECIALISTAS – AO PROMOVER A CONSCIÊNCIA: uma análise sociocultural por meio do uso de recursos. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 275–288. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40915

Edição

Seção

Artigos