RECURSOS PARA O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: experiência de uma professora do ensino fundamental
Palavras-chave:
Abordagem Documental do Didático, Recursos, Atividade matemáticaResumo
Neste artigo, apresentamos uma experiência profissional de uma professora ao utilizar recursos para o ensino de matemática. Para isso nos pautamos na teoria da Abordagem Documental do Didático para analisar a interação dessa professora com os recursos. Abordamos atividades desenvolvidas pela professora com o uso de recursos didáticos adaptados e criados por ela e chamamos atenção, em particular, para as possíveis contribuições do trabalho coletivo nessa atividade. Nesse sentido, apresentamos nosso contexto de pesquisa e nossas escolhas metodológicas. Essa experiência trouxe mais autonomia para a professora na busca de recursos para serem utilizados no ensino. Destacamos, ainda, a relevância de se desenvolver uma pesquisa com a finalidade de olhar para o trabalho do professor.
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. E. B. & VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
BALL, D. L. & COHEN, D. Reform by the book: what is – or might be – the role of curriculum materials in teacher learning and instructional reform? Educational researcher, Florida, v. 25, n. 9, p. 6-8, 1996.
BITTAR, M. & FREITAS, J. L. M. Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005. 267 p.
BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, P. Méditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997. 389 p.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUEUDET, G. & TROUCHE, L. Genèses communautaire, genèses documentaires: histoire en miroir. In: ______; ______. Ressources vives: le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2010, p. 129-145.
GUEUDET, G. & TROUCHE, L. Ressources vives. Le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Paideia, 2010. p. 372.
LLEWELLYN, S. & NORTHCOTT, D. The “singular view” in management case studies qualitative research in organizations and management. An International Journal, v. 2, n. 3, p. 194-207, 2007.
PATTON, M. G. Qualitative Research and Evaluation Methods. 3 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. 239 p.
ROCHA, K. M. Da produção coletiva de livros didáticos digitais aos usos feitos por professores de matemática: o caso do grupo francês Sésamath. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. Pernambuco: Recife, 2015. vol. 6 – número 3 – 22p.
SOUZA, F. E. S. de. O uso do laptop no ensino de Álgebra: um estudo com professores do 8°ano do Ensino Fundamental. 2014. 102f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.