O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: um olhar sobre aulas à luz da Orquestração Instrumental

Autores

Palavras-chave:

orquestração instrumental, reação ad hoc, história em quadrinhos, propriedades das operações, gênese instrumental

Resumo

Tendo como base a análise de duas aulas, retratadas em vídeo e em história em quadrinhos, este artigo discute a Orquestração Instrumental como um modelo teórico que serve como ferramenta para entender a atividade do professor para integrar recursos digitais em sua prática, tendo de organizar artefatos, sujeitos, tempo, ambiente em torno de uma situação matemática em sua sala de aula. A análise foca-se nas propriedades das quatro operações básicas a serem ensinadas em uma aula graças às tabelas de dupla entrada, articuladas com a linguagem algébrica. A discussão teve lugar em uma turma de mestrado com uma professora e sete estudantes. A análise foca diferentes elementos do modelo e traz à tona um novo conceito para o modelo, as reações ad hoc dos estudantes em eventos imprevistos.

Metrics

PDF views
954
Jan 13 '19Jan 16 '19Jan 19 '19Jan 22 '19Jan 25 '19Jan 28 '19Jan 31 '19Feb 01 '19Feb 04 '19Feb 07 '1920
| |

Referências

ARTIGUE, M. Didactical engineering as a framework for the conception of teaching products. In: BIEHLER, R.; SCHOLZ, R. W.; WINKLEMANN, B. Didactics of mathematics as a scientific discipline. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994, p. 27-39.

BELLEMAIN, F.; TROUCHE, L. Compreender o trabalho dos professores na concepção e utilização de recursos no seu ensino. Anais do I LADIMA – Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática - Bonito-MS. Campo Grande: UFMS, 2016, p. 1-14. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B6OphkgfrkD3eGRlSW1iVHg3YjQ/view. Acesso: 15/06/2018.

COUTO, R.L. Metaorquestração Instrumental: um constructo teórico para repensar a formação de professores de matemática. Tese de doutoramento em andamento. (Educação Matemática e Tecnológica) Universidade Federal de Pernambuco, a publicar.

COUTO, R.L. Mediações didáticas da tutoria online da geometria analítica: uma análise à luz da orquestração instrumental e das representações semióticas. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2015.

DRIJVERS, P.; DOORMAN, M.; BOON, P.; REED, H.; GRAVMEIJER, K. The Teacher and the Tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educacional Studies in Mathematics, v. 75, n. 2, p. 213-234, 2010.

GTRIC – Grupo de Trabalho de Imagem e Conhecimento. Tecnologia e Metodologia. Vídeo. S/D. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk Acesso: 12/10/2016.

LUCENA, R. A Instrumentada Pixton@. História em Quadrinhos, 2013. Disponível em http://lematec.net.br/webdocuments/1/res/hq01/hq1.png. Acesso: 07/08/2016.

LUCENA, R. A Tabuada Pixton@. História em Quadrinhos, 2016. Disponível em http://lematec.net.br/webdocuments/1/res/hq02/hq2.toi.png. 07/08/2016.

LUCENA, R.; GITIRANA, V. Configurações didáticas da tutoria online: a escolha de recursos para mediação didática do tutor. Anais do VI SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – SIPEM, p. 1-12. Pirenópolis-GO. 2015.

LUCENA, R.; GITIRANA, V. ORQUESTRAÇÕES INSTRUMENTAIS: o ensino de matemática pautado em tecnologias digitais. 2016. Disponível em: <http://lematec.net.br/webdocuments/1/>. Acesso em: 07/08/2016.

LUCENA, R.; GITIRANA, V. TROUCHE, L. Une Analyse Micro-Génétique des Genèses Instrumentales Impliquées dans une Situation de Géométrie Dynamique. Actes École d’Été de Didactique des Mathématiques. Paris, ARDM. (no prelo).

LUCENA, R.; GITIRANA, V. TROUCHE, L. Instrumental Meta-Orchestration for Teacher Education. In: V. Gitirana; T. Miyakawa; M. Rafalska; S. Soury-Lavergne; L. Trouche. Proceedings of Re(s)source 2018 International Conference. ENS de Lyon, Lyon, 2018, p. 300-303.

LUCENA, R.; GITIRANA, V.; TROUCHE, L. Teoria da Orquestração Instrumental: um olhar para a formação docente. Anais do I LADIMA – Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática- Bonito-MS. Campo Grande: UFMS, 2016, p. 1-14.

PEREIRA, J. W.; GITIRANA, V. Configurações didáticas na educação a distância: um olhar sobre os recursos mobilizados por um professor executor. Anais do I LADIMA – Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, 2016, Bonito-MS. Campo Grande: UFMS, 2016, p. 1-14.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris : Armand Colin, 1995.

TROUCHE, L. Environnements informatisés et mathématiques: quels usages pour quels apprentissages ? Educational Studies in Mathematics, v. 55, p. 181-197, 2004.

TROUCHE, L. Construction et conduite des instruments dans les apprentissages mathématiques: nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 25, p. 91-138, 2005.

VERGNAUD, G. The theory of conceptual fields. In: L.P. Steffe; P. Nesher; P. Cobb, G.A. Goldin; B. Greer (eds.). Theories of Mathematical Learning. Mahwah, Lawrence Erlbaum Ass., 1996, p. 219-239

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Lucena, R. M. de L. S., Gitirana, V., & Trouche, L. (2019). O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: um olhar sobre aulas à luz da Orquestração Instrumental. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 238–261. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40926

Edição

Seção

Artigos