O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: um olhar sobre aulas à luz da Orquestração Instrumental

Autores

Palavras-chave:

orquestração instrumental, reação ad hoc, história em quadrinhos, propriedades das operações, gênese instrumental

Resumo

Tendo como base a análise de duas aulas, retratadas em vídeo e em história em quadrinhos, este artigo discute a Orquestração Instrumental como um modelo teórico que serve como ferramenta para entender a atividade do professor para integrar recursos digitais em sua prática, tendo de organizar artefatos, sujeitos, tempo, ambiente em torno de uma situação matemática em sua sala de aula. A análise foca-se nas propriedades das quatro operações básicas a serem ensinadas em uma aula graças às tabelas de dupla entrada, articuladas com a linguagem algébrica. A discussão teve lugar em uma turma de mestrado com uma professora e sete estudantes. A análise foca diferentes elementos do modelo e traz à tona um novo conceito para o modelo, as reações ad hoc dos estudantes em eventos imprevistos.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Lucena, R. M. de L. S., Gitirana, V., & Trouche, L. (2019). O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS: um olhar sobre aulas à luz da Orquestração Instrumental. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 238–261. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40926

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Artigos