DESENVOLVIMENTO DA ARITMÉTICA ESCOLAR: UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS NO BRASIL

Autores

  • Rogerio dos Santos Carneiro Universidade Federal do Tocantins - UFT https://orcid.org/0000-0002-5387-0435
  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Neuza Bertoni Pinto Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p72-95

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Aritmética Escolar no Brasil. Região Amazônica.

Resumo

Neste artigo trazemos para debate uma análise realizada em dissertações e teses produzidas entre os anos de 2007 e 2017, as quais trouxeram colaborações importantes para a compreensão do desenvolvimento da Aritmética Escolar no Brasil, em especial na região amazônica. Pesquisas que foram desenvolvidas no âmbito da História da Educação Matemática, e tiveram um aporte teórico-metodológico da História Cultural, para analisar diferentes fontes documentais, tais como: periódicos, relatórios, atas de reuniões, manuais, livros escolares, dentre tantas outras. Os trabalhos analisados foram selecionados do repositório de conteúdo digital das pesquisas de história da educação matemática, do GHEMAT, e do banco de teses e dissertações da CAPES. Das sete pesquisas analisadas apenas uma investigou o desenvolvimento da Educação Matemática no Estado do Amazonas e, consequentemente, trouxe à luz os materiais didáticos que circularam no período de 1840 a 1946, as demais abordam desenvolvimento da Aritmética Escolar no Brasil, de forma geral, e alguns até superficialmente, por não ser o tema das referidas pesquisas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física; Estatística.

Gladys Denise Wielewski, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Fez Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa-Portugal (2008). Atualmente é professora na categoria Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) atuando na Graduação e na Pós-Graduação, nível de Mestrado em Educação no Instituto de Educação da UFMT e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aritmética, habilidades matemáticas, história da matemática e metodologia da matemática. Na pesquisa, atua nas temáticas: História da Educação Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Resolução de Problemas, Pensamento Matemático.

Neuza Bertoni Pinto, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC

Possui Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama/Pr (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná (1990), Doutorado em Educação, na Universidade de São Paulo (1998), Pós -Doutorado na Universidade Nova de Lisboa ( 2005). Professora nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Moura Lacerda, de Ribeirão Preto/SP, Professora em cursos de graduação e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ( 2000 a 2016). Tem experiência na área de Educação, em ensino e aprendizagem de Matemática, em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária, formação de professores de Matemática.Coordenou, no PPGE da PUCPR, o Grupo de Pesquisa História das Disciplinas Escolares - GPHDE ( 2003-2016) e o projeto aprovado pelo CNPq, ?Circulação e apropriação de saberes elementares matemáticos do ensino primário no estado do Paraná( 1903-1971). Pesquisadora de vários projetos do GHEMAT, dentre eles o projeto de Cooperação Internacional Brasil-Portugal : "A matemática moderna em escolas do Brasil e de Portugal", aprovado pela CAPES/GRICES, o projeto nacional ?A constituição dos saberes elementares matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário, em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 , aprovado pelo CNPq e do projeto de Cooperação Internacional, aprovado pela CAPES-COFECUB ,?L?enseignement des mathématiques a l?école primaire, XIXe ? XXe siècle?. Atualmente é Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação -Doutorado em Educação, Ciência e Matemática - PPGCEM, da Rede Amazônica de educação em Ciências, REAMEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa GHEMAT BRASIL e pesquisadora do atual projeto aprovado pela FAPESP e em execução no GHEMAT BRASIL, Projeto Temático "A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990".

Referências

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/3_Imperio/lei%2015-10-1827%20lei%20do%20ensino%20de%20primeiras%20letras.htm. Acesso em: 03/09/2017.

CARNEIRO, Rogerio dos Santos. O método intuitivo na aritmética primária de Calkins e Trajano. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, 2014.

COSTA David Antonio da; VALENTE Wagner Rodrigues. O Repositório de conteúdo digital nas Pesquisas de História da Educação Matemática. In. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 96-110, jul./dez. 2015.

COSTA, David. Antonio. A Aritmética Escolar no Ensino Primário Brasileiro: 1890 – 1946. (Tese de doutoramento em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, 2010.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257 - 272, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em 25/09/2017.

GROENWALD, Claudia Oliveira et al. Teoria dos Números e suas aplicações no processo de Ensino e Aprendizagem. Disponível em: < http://ccet.ucs.br/ eventos/outros/egem/cientificos/cc79.pdf >. Acesso em: 12/09/2017.

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de. A Aritmética escolar e o método intuitivo: Um novo saber para o curso primário (1870 – 1920). (Tese de doutoramento em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos/SP, 2017.

________________. Antônio Bandeira Trajano e o Método Intuitivo para o Ensino de Arithmetica (1879-1954). Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Aracaju/SE. 2013

PINHEIRO, Nara Vilma Lima. A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. (Tese de doutoramento em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos/SP, 2017.

________________. Escolas de práticas pedagógicas inovadoras: Intuição, escolanovismo e matemática moderna nos primeiros anos escolares. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos/SP, 2013.

SOUZA, Tarcísio Luiz Leão. Elementos Históricos da Educação Matemática no Amazonas: livros didáticos para ensino primário no período de 1870 a 1910. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande / MS – 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Carneiro, R. dos S., Wielewski, G. D., & Pinto, N. B. (2019). DESENVOLVIMENTO DA ARITMÉTICA ESCOLAR: UM LEVANTAMENTO DE PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS NO BRASIL. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(2), 72–95. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p72-95

Edição

Seção

Artigos