IMAGENS SOBRE A MATEMÁTICA CONSTRUÍDAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Luiz Fernando Soares, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva

Resumo


A pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo investigar imagens sobre a matemática construídas por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual alunos registraram como eles visualizavam a matemática por meio de desenhos. A partir desses registros, foram analisadas as imagens representadas, as diferentes concepções e visões de matemática construídas e possíveis fatores de influência. Foram elaboradas três categorias: definidas como: positiva, negativa e outras. Esse trabalho contribui, portanto, acerca de questões sobre imagética na infância, em particular a aspectos sobre à imagem da matemática na Educação Básica.


Palavras-chave


Educação Matemática; Imagem pública da matemática; Desenhos.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. Infância e histórica: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BARALDI, I. M. Refletindo sobre as concepções matemáticas e suas implicações para o ensino diante do ponto de vista dos alunos. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 1, p. 07-18, 1999. Disponível em Acesso em 05 ago. 2018

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 10, p. 18-23, mar. 1993. Disponível em . Acesso em: 14 mai. 2012.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M.. Filosofia da Educação Matemática. 4ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B., Concepções de Matemática de Alunas-Professoras dos Anos Iniciais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 4, p. 1113-1133, out./dez. 2014. Disponível em:

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

ERNEST, P. The philosophy of mathematics education. London: The Falmer Press, 1991.

GADANIDIS, G.; SCUCUGLIA, R. R. S. Windows into Elementary Mathematics: Alternate public images of mathematics and mathematicians. Acta Scientiae (ULBRA), v. 12, p. 8–23, 2010.

GARNICA, A. V. M. Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 3, p:495-510, set./dez. 2008. Disponível em

GREGORUTTI, G. S. Performance matemática digital e imagem pública da matemática: viagem poética na formação inicial de professores. 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

LEITE, C. D. P. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LIM, C. S. Public Images of Mathematics. 1999. 366 f. Tese (Doutorado em Educação) – University of Exeter, Exeter, 1999a. Disponível em: .

LIM, C. S. Using metaphor analysis to explore adults’ images of mathematics. Philosophy of Mathematics Education Journal, n.12, 1999b. Disponível em .

LIM, C. S.; ERNEST, P. Public Images of Mathematics. Philosophy of Mathematics Education Journal, n. 11, p. 44–56, 1999.

MATEMÁTICA. In: Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 2019.

PICKER, S. H.; BERRY, J. S. Investigating pupils’ images of mathematicians. Educational Studies in Mathematics, v.43, n.1, p.65–94, 2000.

SCUCUGLIA, R.; GREGORUTTI, G. S. Images of Mathematics and Mathematicians among Undergraduate Students of Education. Acta Scientiae (ULBRA), v. 19, p. 940-957, 2017.

STIPEK D.; GIVVIN K.; SALMON, J.; MACGYVERS, V. Teachers’ beliefs and practices related to mathematics instruction. Teaching and Teacher Education, Vol. 17, . 2, 2001, pp. 213–226. Disponível em




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p4-28

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional