O USO E EXPLORAÇÃO DE DOIS APLICATIVOS DE CELULARES, COMICS PANEL E STRIPCREATOR: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo


A Matemática é tratada pelos alunos como uma disciplina difícil e as aulas são descritas por eles como entediantes e desconectadas de outras disciplinas importantes como a de Língua Portuguesa. Diante disso, apresentamos uma experiência realizada com 90 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública da cidade de Votorantim (São Paulo), em que utilizamos dois aplicativos de celulares (Comics panel e Stripcreator), como recurso didático para tornar as aulas de Matemática mais interessantes. Nosso objetivo foi verificar o papel motivacional e pedagógico desses aplicativos como ferramenta metodológica no ensino da Matemática. Os conteúdos trabalhados foram radiciação, trigonometria, polinômios e semelhança de triângulos. Os alunos também utilizaram o aplicativo WhatsApp para esclarecimento de dúvidas entre eles, com a professora e para enviar os trabalhos para a professora. Os resultados evidenciaram que os aplicativos auxiliaram os alunos a se interessarem pela Matemática.

Palavras-chave


História em Quadrinhos; Tirinhas; Ensino; Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, G. C.; COSTA, M. A.; COSTA, E. B. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. Revista A Margem, ano 1, n. 2, p. 26-36, 2008.

ASSIS, L. M.; MARINHO, E. S. História em quadrinhos: um gênero para sala de aula, p. 115 -126. In: NASCIMENTO, L.; ASSIS, L.M.; OLIVEIRA, A.M. Linguagem e Ensino do Texto: Teoria e Prática. São Paulo: Blucher, 2016

BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

BRASIL, S. B.; SANTOS, B. P.; FERENHOF, H.A. Mobile Learning: um estudo exploratório sobre aprendizagem com mobilidade no brasil. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v.7, n.19, p.12-24, 2018.

COSTA, N.M.L. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de matemática. In: WILLIAN BELINE, W.; COSTA, N.M.L.(Org.) Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010. 272 p.

CIRNE, M. Quadrinhos, Paixão e Sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

DEMO, P. Ser professor é cuidar para que o aluno aprenda.7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

DREY, V.; BRUSTOLIN, F. Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. In: IX ANPED SUL, 9, 2012, Caxias do Sul, RS. Anais......, Caxias do Sul, 2012.

FERREIRA, E.C.; RIBEIRO.G.D. HQs em matemática: aprendendo matemática de forma criativa. 2014.Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/epbem/trabalhos/Modalidade_3datahora_18_10_2014_19_36_20_idinscrito_882_680c612ad0d5d3b1a2c4803095f0ba87.pdf. Acesso em: 19 jun. 2019.

GERALDO, et.al. A importância da tecnologia da informação no ensino de Matemática. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 14, 2017. Anais........2017. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org. Acesso em: 19 jun. 2019.

MASETTO, M.T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MASSETO, M.T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.

MENDONÇA, R.; LUYTEN, S. M. B.; LOVETRO, J. A. Histórias em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem. TV escola, ano XXI, boletim 01, 2011.

PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

PURIFICAÇÃO, I.; NEVES.T.G.; BRITO, G.S. Professores de matemática e as tecnologias: medo e sedução. In: Beline, W.; COSTA, N.M.L. Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010. 272 p.

RIBEIRO, F.M; PAZM.G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos – FACOS/CNEC Osório, ano 2, v.2, n.2, p. 12-21, 2012.

SHIH, Y.E.; MILLS, D. Setting the new standard with mobile computing in on-line learning. International Review of Research in Open and Distance Learning, v.8, n.2, p.1-16, 2007.

SOUZA, K.O. A utilização de histórias em quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática. In: 3º Congresso Multidisciplinar de Produção Científica. Alegre, ES, 3, 2017. Anais......, Espírito Santo, 2017. Disponível em: http://fafia.srvroot.com/cmpc/index.php/congresso3/congresso3/paper/download/19/1. Acesso em: 18 jun. 2019.

SOUZA, P.N.; AQUINO, K.A.S. Produção de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química Orgânica: a química dos perfumes como temática. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, DF, 15, 2010. Anais.......Brasília, 2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0502-2.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014, p. 7-29.




DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p29-43

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Ensino da Matemática em Debate (ISSN 2358-4122)

Indexadores:

      

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional