O USO E EXPLORAÇÃO DE DOIS APLICATIVOS DE CELULARES, COMICS PANEL E STRIPCREATOR: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p29-43

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Tirinhas, Ensino, Matemática.

Resumo

A Matemática é tratada pelos alunos como uma disciplina difícil e as aulas são descritas por eles como entediantes e desconectadas de outras disciplinas importantes como a de Língua Portuguesa. Diante disso, apresentamos uma experiência realizada com 90 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública da cidade de Votorantim (São Paulo), em que utilizamos dois aplicativos de celulares (Comics panel e Stripcreator), como recurso didático para tornar as aulas de Matemática mais interessantes. Nosso objetivo foi verificar o papel motivacional e pedagógico desses aplicativos como ferramenta metodológica no ensino da Matemática. Os conteúdos trabalhados foram radiciação, trigonometria, polinômios e semelhança de triângulos. Os alunos também utilizaram o aplicativo WhatsApp para esclarecimento de dúvidas entre eles, com a professora e para enviar os trabalhos para a professora. Os resultados evidenciaram que os aplicativos auxiliaram os alunos a se interessarem pela Matemática.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Oliveira, T. M. R. de, & Amaral, C. L. C. (2019). O USO E EXPLORAÇÃO DE DOIS APLICATIVOS DE CELULARES, COMICS PANEL E STRIPCREATOR: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(3), 29–45. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p29-43

Edição

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Artigos