PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Janice Teresinha Reichert Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0002-9282-9291
  • Dante Augusto Couto Barone Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Milton Kist Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p63-83

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Licenciatura em Matemática, Formação inicial.

Resumo

O artigo evidencia e discute aspectos sobre as percepções de um grupo de licenciandos em Matemática sobre o tema Pensamento Computacional, bem como, apresenta uma análise das possíveis contribuições de um curso de formação sobre o assunto.  O estudo centrou-se na aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a realização das atividades entre os meses de abril a julho de 2019. As respostas foram analisadas na perspectiva qualitativa sendo que os resultados obtidos apontam para um desconhecimento inicial dos participantes sobre o assunto, principalmente nas suas relações com a área da Matemática. O oferecimento do curso permitiu um ganho significativo sobre o assunto e a elaboração de conjecturas sobre a sua inclusão na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Janice Teresinha Reichert, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Formação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestrado em Matemática e Computação Científica - UFSC, Doutorado em Engenharia Mecânica - UFRGS. Cursando pós doutorado em Informática na Educação - UFRGS. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Chapecó - SC.

Dante Augusto Couto Barone, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Instituto de Informática

Milton Kist, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Departamento de Matemática

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Reichert, J. T., Barone, D. A. C., & Kist, M. (2019). PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(3), 65–88. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p63-83

Edição

Seção

Artigos