ANÁLISE DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE 5º ANO OFERTADOS PELO PNLD

Luciana Del Castanhel Peron, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação a respeito de problemas do Campo Conceitual Multiplicativo em dois livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados pela rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu – Paraná, nos anos de 2016–2018 e de 2019– 2022. As análises foram sustentadas na Teoria dos Campos Conceituais, particularmente no que diz respeito à classificação dos problemas propostos nas obras, relacionados ao Campo Conceitual Multiplicativo. Os resultados apontam que, em sua maioria, os problemas do Campo Conceitual Multiplicativo presentes em ambas as obras referem-se à classe Proporção Simples. Já a classe de problemas que aparece com menos frequência nas obras é a de Produto Cartesiano. A classe Comparação Multiplicativa aparece apenas na obra Projeto Coopera (2014), a classe Função Bilinear apenas na obra Ápis-Matemática (2017) e a classe de Proporção Múltipla não é mencionada em ambas as obras.  Por essa razão, entendemos que existe a necessidade de planejamento, pelos professores, de atividades complementares às propostas pelas obras para a efetivação do trabalho com as estruturas multiplicativas em sala de aula. No que diz respeito às duas obras adotadas pela rede municipal de Foz do Iguaçu, nos anos de 2016 e 2019, podemos inferir que a diversidade de problemas do Campo Conceitual Multiplicativo não foi um dos critérios adotados para a escolha das obras. Além disso, podemos afirmar que a diversidade dessas classes de problemas também não foi um dos fatores contemplados no processo PNLD 2019, no que se refere ao edital de proposição de obras ao Ministério de Educação, às habilidades e competências presentes na BNCC e a avaliação realizada nas obras.


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DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p84-109

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