EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANALISANDO, À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, SUGESTÕES AO PROFESSOR PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Laís Thalita Bezerra dos Santos, Cristiane Azevêdo Dos Santos Pessoa

Resumo


Este artigo é recorte do estudo de dissertação de Autor (ANO), que investigou atividades de Educação Financeira (EF) presentes em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2016). Realizamos o aprofundamento em um dos objetivos do estudo maior: identificar e analisar, à luz da Educação Matemática Crítica e das temáticas elencadas por Autor (ANO), sugestões apresentadas nos manuais dos professores de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, relacionadas ao desenvolvimento do trabalho com a EF. Como método, identificamos os livros que possuíam atividades de EF, observando, a partir das que foram elencadas com potencial para discutir a EF, as orientações presentes nos manuais, sendo estas analisadas à luz dos ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000) e das temáticas elencadas por Autor (ANO). Como resultados, encontramos 23 sugestões ao professor nos livros de Matemática dos anos iniciais, sendo 21 nos livros de Alfabetização Matemática (1º aos 3º anos) e as demais, 2 sugestões, nos livros de Matemática (4º e 5º anos). Do total de sugestões, 14 trabalham a vida real, com potencial para cenários para investigação, o que indica que, de alguma forma, as sugestões orientam os docentes a discutirem aspectos da realidade, estimulando a reflexão. Apesar disso, ressaltamos a importância de que mais sugestões sejam oferecidas ao professor, inclusive com orientações mais aprofundadas do que as já existentes.

Palavras-chave


Manual do professor; Educação Financeira; Educação Matemática Crítica; Livros didáticos; Matemática

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DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p134-154

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