O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES

Autores

  • Natanael Freitas Cabral Universidade Estadual do Pará
  • Gustavo Nogueira Dias Escola Federal Ten. Rêgo Barros https://orcid.org/0000-0003-1315-9443
  • JOSE MARIA DOS SANTOS LOBATO JUNIOR SEDUC PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p155-179

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades de uma sequência didática para o ensino de Razão e Proporção, diferente das práticas usuais, aplicada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e orientada pela seguinte questão pesquisa: Quais as contribuições que uma sequência didática, estruturada nos moldes do Ensino por Atividades, podem trazer para minimizar as dificuldades no processo de Ensino/ Aprendizagem de Razão e Proporção? O referencial teórico adotado tem como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática que se desdobra nas seguintes etapas: Análises prévia; Experimentação e Análise a posteriori e Validação. Para a elaboração das atividades nos fundamentamos no Ensino por Atividades, além dos pressupostos de uma sequência didática proposta por Cabral (2017) e, para a análise dos dados coletados, usamos a Análise Microgenética. A partir das informações obtidas das análises prévias, por meio de uma revisão de estudos, da opinião de 65 discentes egressos do 7º ano do Ensino Fundamental e da consulta a 65 docentes de matemática da Educação Básica, identificamos algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de razão e proporção e elaboramos uma sequência didática com vinte e duas atividades para abordar os conteúdos. A experimentação foi aplicada em uma Escola municipal pública do município de Barcarena – PA com 25 alunos do 7º ano do nível fundamental. A análise dos resultados se deu por meio de uma abordagem microgenética coletadas a partir das interações entre professor e alunos, além do desempenho dos discentes na resolução de 10 questões contempladas em um teste final. Ao final do experimento, afirmamos que a sequência didática aplicada proporciona resultados favoráveis à aprendizagem dos alunos, pois após as atividades aplicadas, obtiveram um desempenho satisfatório na resolução de questões sobre os conteúdos em estudo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natanael Freitas Cabral, Universidade Estadual do Pará

Professor  doutor  da Universidade Estadual do Pará, atua no mestrado em Educação Matemática como professor e orientador.

Gustavo Nogueira Dias, Escola Federal Ten. Rêgo Barros

Prof. Gustavo Nogueira Dias, atualmente é doutor em Educação na Universidade Nacional de Rosário na Argentina, Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará e Graduado em Matemática pela Universidade Fedral do Pará. É  Prof. da Escola Federal Ten. Rêgo Barros.

JOSE MARIA DOS SANTOS LOBATO JUNIOR, SEDUC PARÁ

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Pará (2004) e graduação em Física pela Universidade Federal do Pará (2009). Possui Especialização em Matemática Financeira pela Faculdade Montenegro (2012). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente é professor efetivo de matemática da PREFEITURA MUNICIPAL DE MOJU/PA e professor efetivo de matemática da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ.

Referências

ALMOULOUD, S. A. e COUTINHO, C. Q. S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.6, p.62-77, UFSC: 2008.

ARTIGUE, M. Engenharia didáctica. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: instituto Piaget, 1996. p. 193-217, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência ENEM. Brasil, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, p.142, 1997.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, p. 148, 1998.

BROUSSEAU, G. Problèmes de l’enseignement des décimaux. In: Recherche em Didactique des Mathématiques (RDM). Grenoble/França: La Pensée Sauvage, v. 1/1, 1981.

CABRAL, N. F. O papel das interações professor-aluno na construção da solução lógico-aritmética otimizada de um jogo com regras. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará. Belém – PA, 2004.

CABRAL, N. F. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém PA: SBEM/SBEM-PA, 2017.

COSTA, G. M. T.; PERETTI, L. Sequência Didática na Matemática. Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU. Revista de Educação do IDEAU. Vol. 8 – Nº 17 - Janeiro – Junho, 2013.

FOSSA, J. A. Ensaios Sobre a Educação Matemática. Pará: EDUEPA, 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz históricocultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. v.20, Campinas: Cadernos Cedes, 2000.

LOBATO JÚNIOR, J. M. S. O ensino de razão e proporção por meio de atividades/ Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

MENDES, I. A.; SÁ, P. F. Matemática por Atividade: sugestões para a sala de aula. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. Revista do Sistema Paraense de Avaliação Educacional: Referências e Resultados. Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE. Pará, 2015.

PAULA, M. R. Razão como taxa: uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG. 2012.

SÁ, P. F. Atividades para o ensino de Matemática no ensino fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.

SÁ, P. F.; ALVES, F. J. C. A engenharia didática: alternativa metodológica para pesquisa em fenômenos didáticos. In: Maria Inês Marcondes; Ivanilde Apoluceno de Oliveira; Elizabeth Teixeira. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. 1. Ed. Belém: EDUEPA, v.1, p. 145-160, 2011.

SOUZA, C. A. Influências da engenharia didática francesa na educação matemática no brasil: a circulação e a apropriação de ideias. In: VII CIBEM, Montevideo – Uruguai, 16 a 20 de setembro de 2013.

TEIXEIRA, P. J. M. e PASSOS, C. C. Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetiké – FE/Unicamp – v. 21, n. 39 – jan/jun 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Cabral, N. F., Dias, G. N., & LOBATO JUNIOR, J. M. D. S. (2019). O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DE ATIVIDADES. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(3), 174–206. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p155-179

Edição

Seção

Artigos