Narrativas de Professoras da Educação Infantil sobre o Ensino de Matemática para Crianças Pequenas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p1-25Palavras-chave:
Professoras da Educação Infantil, Educação Matemática, Entrevista Narrativa, Pesquisa Biográfica.Resumo
Este artigo objetiva problematizar os modos como seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de uma cidade do oeste maranhense concebem o ensino de Matemática para crianças dessa etapa da educação brasileira. A pesquisa teve caráter biográfico. Sua principal fonte de documentação foi a entrevista narrativa, analisada a partir da proposta de Fritz Schütze. Pelas narrativas orais das docentes, há indícios de que a Educação Infantil não é lugar de escolarização, mas sim uma etapa de socialização. Assim, dispensa-se pouco tempo ao ensino de espaço e forma, grandezas e medidas, e Estocástica. As docentes entrevistadas realizam práticas que se aproximam daquilo que as pesquisas têm apontado como interessante; no entanto, essas ações são desenvolvidas pela intuição, pela imitação, e são naturalizadas sem que haja um processo reflexivo de sua eficácia. Há indícios, ainda, de que as docentes têm vontade de aprender e não medem esforços para realizar um trabalho de qualidade. Contudo, faltam-lhes apoio e formação permanente que atendam a suas necessidades.
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