Narrativas de Professoras da Educação Infantil sobre o Ensino de Matemática para Crianças Pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p1-25

Palavras-chave:

Professoras da Educação Infantil, Educação Matemática, Entrevista Narrativa, Pesquisa Biográfica.

Resumo

Este artigo objetiva problematizar os modos como seis professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino de uma cidade do oeste maranhense concebem o ensino de Matemática para crianças dessa etapa da educação brasileira. A pesquisa teve caráter biográfico. Sua principal fonte de documentação foi a entrevista narrativa, analisada a partir da proposta de Fritz Schütze. Pelas narrativas orais das docentes, há indícios de que a Educação Infantil não é lugar de escolarização, mas sim uma etapa de socialização. Assim, dispensa-se pouco tempo ao ensino de espaço e forma, grandezas e medidas, e Estocástica. As docentes entrevistadas realizam práticas que se aproximam daquilo que as pesquisas têm apontado como interessante; no entanto, essas ações são desenvolvidas pela intuição, pela imitação, e são naturalizadas sem que haja um processo reflexivo de sua eficácia. Há indícios, ainda, de que as docentes têm vontade de aprender e não medem esforços para realizar um trabalho de qualidade. Contudo, faltam-lhes apoio e formação permanente que atendam a suas necessidades.

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Biografia do Autor

Jonata Ferreira Moura, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia

Doutor em Educação pela Universidade São Francisco.  Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática e Licenciado em Pedagogia. Docente Adjunto do curso de Pedagogia da UFMA/CCSST.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco/Programa de Estudos de Pós-Graduação em Educação

Pós-Doutora em Estudos Biográficos pelo PPGE da UFRN. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora produtividade/CNPq, nível 2. Líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM). Professora da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e ao curso de Pedagogia.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Ferreira Moura, J., & Nacarato, A. M. (2021). Narrativas de Professoras da Educação Infantil sobre o Ensino de Matemática para Crianças Pequenas. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(3), 1–25. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i3p1-25

Edição

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Artigos