Contribuições da literatura infantil para mediar a compreensão da noção de medida nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i155800Palavras-chave:
Narrativa, Literatura, Ensino Fundamental, Medida, AnalogiaResumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017) destacam que o tema ‘Grandezas e Medidas’ apresenta forte relevância social, cultural, científica e de atuação para o campo profissional. Esta pesquisa objetivou verificar se, como e em que medida o texto narrativo advindo dos livros da literatura pode contribuir para mediar a compreensão da noção de medida no 5º ano do Ensino Fundamental. Nosso referencial teórico se situou em Feriguetti;Lucas (2011) e Machado (2011), autores que ressaltam a importância da exploração das conexões da Língua Materna e Matemática para o trabalho didático em sala de aula. A metodologia consistiu na escolha de um texto proveniente da literatura para pré-adolescentes e na aplicação de uma atividade situada sobre as peripécias do personagem principal da ação, no entorno social das crianças. A partir das interpretações do texto em linguagem natural e em registro figural percebemos que as crianças vivenciaram qualitativamente, pelo uso de analogias, a essência da noção Matemática da operação de medir, pela efetivação de comparações entre algumas características dos personagens da narrativa.
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