A parceria entre universidade e escola no percurso formativo do (futuro) professor que ensina matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i55958

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Matemática, Parceria entre universidade e escola, Anos iniciais do ensino fundamental, Políticas públicas educacionais

Resumo

A Matemática ainda é uma área que gera desconforto à maioria dos estudantes que ingressa no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que, na escolaridade de cada um, ela normalmente é marcada por um ensino pautado na mecanização e memorização de algoritmos e fórmulas. Após cursarem as disciplinas que abordam os fundamentos e as metodologias de ensino de Matemática, essa percepção pode se alterar, na medida em que os graduandos geralmente entram em contato com propostas que defendem a construção de sentidos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos estudados na escola. O professor em exercício, por sua vez, nem sempre tem a oportunidade de compartilhar, com seus pares, no próprio ambiente escolar, seus saberes, não-saberes, limitações e desafios referentes ao ensino de Matemática, mantendo, quando muito, um diálogo tecnicista sobre as exigências do currículo oficial para a elaboração de seu planejamento. Este artigo tem o propósito de apresentar os resultados de um projeto de extensão universitária que objetivou a formação conjunta de professores em exercício e estudantes de Licenciatura em Pedagogia ao longo do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação de oficinas de Matemática destinadas a alunos do 5º ano e do 6º ano do ensino fundamental. Os estudos que defendem a proposta de articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes, dentre eles os de Tarfid (2014) e de Nóvoa (2009, 2017), nortearam as ações do projeto “A Matemática pela via da ludicidade”. Conclui-se que a parceria entre escola e universidade, no desenvolvimento da formação docente, promove discussões frutíferas acerca do trabalho de sala de aula, de modo que professores e futuros professores dialoguem sobre os objetos matemáticos a serem ensinados e como o aluno raciocina e constrói seu conhecimento da área.

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Biografia do Autor

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso - Instituto de Educação

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área temática Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, na mesma Universidade (Campus Cuiabá), atuando como docente no Curso de Pedagogia, nas áreas de Educação Matemática e Estágio Supervisionado. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão. Líder do GRUPEMAI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais, da Universidade Federal de Mato Grosso. Autora da Coleção Porta Aberta para o Mundo - Ciências, da Editora FTD Educação. Foi professora contratada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2016 e 2017. Atuou como professora e formadora de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em instituições privadas de São Paulo, ao longo de 15 anos.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Fanizzi, S. (2023). A parceria entre universidade e escola no percurso formativo do (futuro) professor que ensina matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 118–141. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i55958

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Artigos