A parceria entre universidade e escola no percurso formativo do (futuro) professor que ensina matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i55958Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Matemática, Parceria entre universidade e escola, Anos iniciais do ensino fundamental, Políticas públicas educacionaisResumo
A Matemática ainda é uma área que gera desconforto à maioria dos estudantes que ingressa no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que, na escolaridade de cada um, ela normalmente é marcada por um ensino pautado na mecanização e memorização de algoritmos e fórmulas. Após cursarem as disciplinas que abordam os fundamentos e as metodologias de ensino de Matemática, essa percepção pode se alterar, na medida em que os graduandos geralmente entram em contato com propostas que defendem a construção de sentidos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos estudados na escola. O professor em exercício, por sua vez, nem sempre tem a oportunidade de compartilhar, com seus pares, no próprio ambiente escolar, seus saberes, não-saberes, limitações e desafios referentes ao ensino de Matemática, mantendo, quando muito, um diálogo tecnicista sobre as exigências do currículo oficial para a elaboração de seu planejamento. Este artigo tem o propósito de apresentar os resultados de um projeto de extensão universitária que objetivou a formação conjunta de professores em exercício e estudantes de Licenciatura em Pedagogia ao longo do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação de oficinas de Matemática destinadas a alunos do 5º ano e do 6º ano do ensino fundamental. Os estudos que defendem a proposta de articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes, dentre eles os de Tarfid (2014) e de Nóvoa (2009, 2017), nortearam as ações do projeto “A Matemática pela via da ludicidade”. Conclui-se que a parceria entre escola e universidade, no desenvolvimento da formação docente, promove discussões frutíferas acerca do trabalho de sala de aula, de modo que professores e futuros professores dialoguem sobre os objetos matemáticos a serem ensinados e como o aluno raciocina e constrói seu conhecimento da área.
Metrics
Referências
ALMEIDA, P. C.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. 120 p.
LESSARD, C.; TARDIF, M. As transformações atuais do ensino: três cenários possíveis na evolução da profissão de professor? In: TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 255-277.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
OLIVEIRA, R. G.; SANTOS, V. M. Inserção inicial do futuro professor na profissão docente: contribuições do estágio curricular supervisionado na condição de contexto de aprendizagem situada. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 35-49, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5361/4020. Acesso em: 11 jan. 2023.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2005/2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/159/Est%C3%A1gio%20e%20doc%C3%AAncia-diferentes%20concep%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
SANTOS, V. M. Educação pública brasileira: lengua de madera e politicas de apagamento. In: BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: FEUSP, 2020. 385 p. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/564. Acesso em: 11 jan. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014. 325 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ensino da Matemática em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.