Histórias em Quadrinhos nas aulas de matemática: um panorama de produções acadêmicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i58251Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Ensino, MatemáticaResumo
Nos últimos anos, os estudos sobre histórias em quadrinhos tem ganhado relevância no debate acadêmico. Destacam-se as produções e eventos produzidos pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ/UEMS) e do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP. A pesquisa realizada teve o objetivo mapear e analisar pesquisas acadêmicas que investigaram sobre a utilização de HQs em aulas de matemática para a Educação Básica. Buscamos identificar pesquisas que tratam dessa temática, classificar esses achados de acordo com o conteúdo matemático apresentado e verificar como as HQs utilizadas nas pesquisas tem contribuído com o ensino de matemática. Como referencial teórico, optamos pelos estudos McCloud (1995), Tonom (2009), Vergueiro (2010), Eisner (2010) e Santos (2013) no que tange ao uso de quadrinhos em sala de aula. Apoiamo-nos em D’Ambrosio (2015) no tocante à educação matemática. Foi uma pesquisa qualitativa tipo bibliográfica com aporte nas ideias de tratamento dos resultados, inferência e interpretação da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultados, notamos nas produções pesquisadas que as HQs contribuem na compreensão dos conteúdos desenvolvidos pelos estudantes e que, normalmente, as HQs são utilizadas como ferramenta avaliativa. Ainda assim, as HQs apresentaram-se positivamente como recurso didático-metodológico, ainda que estudantes e professores sintam dificuldades em desenvolvê-las.
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