Histórias em Quadrinhos nas aulas de matemática: um panorama de produções acadêmicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i58251

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos, Ensino, Matemática

Resumo

Nos últimos anos, os estudos sobre histórias em quadrinhos tem ganhado relevância no debate acadêmico. Destacam-se as produções e eventos produzidos pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ/UEMS) e do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP. A pesquisa realizada teve o objetivo mapear e analisar pesquisas acadêmicas que investigaram sobre a utilização de HQs em aulas de matemática para a Educação Básica. Buscamos identificar pesquisas que tratam dessa temática, classificar esses achados de acordo com o conteúdo matemático apresentado e verificar como as HQs utilizadas nas pesquisas tem contribuído com o ensino de matemática. Como referencial teórico, optamos pelos estudos McCloud (1995), Tonom (2009), Vergueiro (2010), Eisner (2010) e Santos (2013) no que tange ao uso de quadrinhos em sala de aula. Apoiamo-nos em D’Ambrosio (2015) no tocante à educação matemática. Foi uma pesquisa qualitativa tipo bibliográfica com aporte nas ideias de tratamento dos resultados, inferência e interpretação da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultados, notamos nas produções pesquisadas que as HQs contribuem na compreensão dos conteúdos desenvolvidos pelos estudantes e que, normalmente, as HQs são utilizadas como ferramenta avaliativa. Ainda assim, as HQs apresentaram-se positivamente como recurso didático-metodológico, ainda que estudantes e professores sintam dificuldades em desenvolvê-las.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademir Brandão Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEC na Universidade Federal Rural do Pernambuco UFRPE. Mestre pelo Programa Profissional de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Ensino de Matemática e Física pela UNINTER e especialista em Matemática do Ensino Médio pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Licenciado em Matemática pela UEPA. É membro do Conselho Editorial da Revista Gnosis Carajás. Professor efetivo da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA e da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás - SEMED/CC. Estuda e pesquisa sobre formação de professores e avaliação em larga escala no ensino de matemática, com foco na fração. Participa como estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professores - GEPEMFOR, do(a) Universidade Federal do Tocantins na linha de pesquisa História da Matemática. É pesquisador pelo Grupo de Estudos Avançados em Didática da Matemática - GEADM/PPGEC Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. 

Jeane do Socorro Costa da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2006), doutorado em Educação Matemática pela PUC_SP. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Pará e professora da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professor, desenvolvimento profissional, aprendizagem Signficativa, Educação Matematica, Ensino Aprendizagem de Matemática, Ensino de números e expressões algebricas

Referências

ANCHIETA, Ricardo José Fernandes; PANTOJA, Lígia Françoise Lemos. A sistematização do conhecimento matemático através das Histórias em Quadrinhos . REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 35-56, 2016.

ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria; ANDRADE, Paula Virgínia Chaves Cabral. Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo Histórias em Quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 2013.

ASSIS, Elias Santiago de. A confecção de Histórias em Quadrinhos como mecanismo de aprendizagem de geometria. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, 2019.

ASSUMPCAO, Sergio Dias. Uso de elementos da cultura infanto-juvenil na introdução do conceito de fração. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2013.

BALLADARES, Betânia Lopes. Malba Tahan, matemática e Histórias em Quadrinhos : produção discente de HQs em uma colônia de pescadores. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2014.

BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Matemática. Brasília: MEC, 1997a.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997b.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs: Artes. Brasília: MEC, 1997c.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: EC, 2018.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRITO, Arlete de Jesus. A História da Matemática e a Educação Matemática na formação de professores. Educação Matemática em Revista, ano 13, n. 22, p. 11-15, 2007.

CAVALCANTE, Luís Adolfo de Oliveira. No dia mais claro: um estudo sobre o sentido atribuído às Histórias em Quadrinhos por professores que ensinam matemática em formação. 2014. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal do Goiás, Goiânia, Goiás, 2014.

CEDRO, Wellington Lima; CAVALCANTE, Luís Adolfo de Oliveira. Nem precisa saber desenhar: concepções de professores que ensinam matemática sobre as HQ. Revista Temporis [Ação], Anápolis - Go, v. 16, n. 02, p. 329-352 de 469, 2016.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, n. 31, p. 213-230, 2008.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FELIX, Gabriel Martins; SODRÉ, Gabriella Marie Lobo Alves; REZENDE, Wanderley Moura. HQ’S NO ENSINO DE MATEMÁTICA. EMEM – VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. Universidade Federal Juiz de Fora – UFJF. 2015.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdiciplinaridade-Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 2, p. 34-42, 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, v. 13, n. 79, p. 257-272, 2002.

FERREIRA, Rachel Monnier. A inclusão das Histórias em Quadrinhos na educação brasileira. Traduzir-se, v. 1, n. 1, 2015.

LAVAQUI, Vanderlei; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.

MARCELLY, Lessandra. As Histórias em Quadrinhos adaptadas como recurso para ensinar matemática para alunos cegos e videntes. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociência e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2010.

MARINO, Daniela dos Santos Domingues; SANTOS, Lindemberg Pereira dos. As aplicações das Histórias em Quadrinhos em atividades do ensino superior à distância. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2015.

McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.

MINAYO, Maria Cecilia Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OKAEDA, Micarlla Priscilla Freitas da Silva. Histórias em quadrinhos em contexto matemático: Uma proposta para o ensino de triângulos à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, 2017.

PERIPOLLI, Patrícia Zanon. Formação inicial de professores de matemática frente às tecnologias digitais. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 3, p. e084, 2021

REBLIN, Iuri Andréas. Histórias em quadrinhos: perspectivas religiosas e possibilidades hermenêuticas. São Leopoldo: Faculdades EST, 2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, Lupi Scheer dos. A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2014.

SANTOS, Maria de Fátima Ribeiro dos; SANTOS, Saulo Ribeiro dos. Metodologia da pesquisa em educação. São Luís - MA: UemaNet, 2010.

SANTOS, Roberto Elísio dos. A história em quadrinhos na sala de aula. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, [S.l.]. Anais... São Paulo: Intercom, 2013.

SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS, São Paulo, n. 27, p. 81-95. jan./abr. 2012.

SANTOS JUNIOR, Ney Trevas. A influência das Histórias em Quadrinhos no ensino da matemática: um saber fazer que permite a comunhão do paradidático com o didático numa busca insólita pela mudança da relação tecida entre a criança e esta ciência exata. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

SOUZA, Clécia Messias de; SOUZA, José Carlos Moreira de Souza. Aperfeiçoamento do Programa de Monitoria do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres por meio de Histórias em Quadrinhos. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 469-488, 2020.

OKAEDA, Micarlla Priscilla Freitas da Silva. Histórias em quadrinhos em contexto matemático: Uma proposta para o ensino de triângulos à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, 2017.

SILVA, Natanael Charles; FREITAS, Fernanda Costa de; CARVALHO, Patrícia Nazaré Alcântara de. Revista em quadrinhos como recurso metodológico lúdico no ensino de biologia: uma experiência prática na educação básica. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e014, 2021.

SILVA, Telma Fidelis Fragoso da. “Nem tudo é por Bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. 2017. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em das Ciências), Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Thiago Silva e; BRITO, Áustria Rodrigues. Desenvolvendo as capacidades de linguagem na produção do gênero de História em Quadrinhos (HQS). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 437-444, 2018.

SOUSA, Márcio Conceição Bessa de. Construção de Histórias em Quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, 2015.

SOUZA, Eudes Henrique. Construções de Histórias em Quadrinhos : Possibilidades para professores de matemática em formação. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande Santarém, Paraíba, 2015.

SOUZA, Patrícia Priscilla Ferraz da Costa. O desenvolvimento do pensamento geométrico: uma proposta de recurso didático por meio da HQ. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, 2018.

TONON, Sandra de Fátima Tavares Rodrigues. As Histórias em Quadrinhos como recurso didático nas aulas de matemática. Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 72-81, 2009.

VASCONCELOS, Danilo Monteiro de. Entre palavras, quadros e números: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de Histórias em Quadrinhos . 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

VERGUEIRO, Waldomiro . O uso das HQs no ensino. Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. Contexto, São Paulo - SP, n. 04, 2010.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo, Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Costa, A. B., Lopes, T. B., & Silva, J. do S. C. da. (2023). Histórias em Quadrinhos nas aulas de matemática: um panorama de produções acadêmicas brasileiras. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 74–92. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i58251

Edição

Seção

Artigos