O mediador pedagógico como elemento chave no processo de inclusão escolar: mapeamento e análise de trabalhos no âmbito da educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i61325Palavras-chave:
Mediação Pedagógica, Educação Matemática, Educação Especial, Inclusão EscolarResumo
O trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma revisão sistemática de literatura sobre a definição/conceituação do mediador pedagógico, tendo em vista a identificação de seu perfil, o contexto de atuação e as principais funções por ele desempenhadas na educação de estudantes público-alvo da Educação Especial (EE). A presença de estudantes com deficiência nas escolas regulares comuns é uma realidade em todas as regiões do país e a importância de um trabalho coletivo e colaborativo, com a presença de um mediador, se faz cada vez mais presente, tendo em vista que, embora se reconheça avanços no direito à matrícula, há ainda muitos desafios no que diz respeito à permanência e a qualidade do ensino ofertado a esses estudantes. Assim, por meio de uma ferramenta digital livre, intitulada “Buscador Acadêmico – BUSCAd”, criada a partir do Microsoft Excel, que rastreia os principais repositórios acadêmicos, nacionais e internacionais, buscou-se artigos, teses e dissertações, que tiveram como foco de suas investigações o mediador pedagógico na aulas de matemática, nos últimos sete anos. Definidos os critérios de inclusão/exclusão, foram encontrados seis trabalhos que atendiam aos objetivos desta investigação e que são apresentados e discutidos na penúltima seção do texto. Como resultados, destaca-se a necessidade de ações colaborativas, cooperativas e formativas, envolvendo todos os entes escolares, em especial, o mediador, o professor e o mediado. Além disso, considera-se que o perfil do mediador se encontra ainda em discussão e em processo de consolidação. A oferta de cursos formativos para os envolvidos na Educação Especial na perspectiva inclusiva é um caminho profícuo na definição do perfil desse profissional.
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