O mediador pedagógico como elemento chave no processo de inclusão escolar: mapeamento e análise de trabalhos no âmbito da educação matemática

Autores

  • Fábio Garcia Bernardo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual - IBC - RJ https://orcid.org/0000-0003-3785-4184
  • Claudia Coelho de Segadas-Vianna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gisela Maria da Fonseca Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2468-5361
  • João Guilherme Vasconcellos Saraiva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Joseli Alves da Silva Rede Estadual do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Nova Iguaçu https://orcid.org/0000-0002-1584-2118
  • Rodrigo Cardoso dos Santos Colégio de Aplicação da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i61325

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Educação Matemática, Educação Especial, Inclusão Escolar

Resumo

O trabalho tem por objetivo apresentar o resultado de uma revisão sistemática de literatura sobre a definição/conceituação do mediador pedagógico, tendo em vista a identificação de seu perfil, o contexto de atuação e as principais funções por ele desempenhadas na educação de estudantes público-alvo da Educação Especial (EE). A presença de estudantes com deficiência nas escolas regulares comuns é uma realidade em todas as regiões do país e a importância de um trabalho coletivo e colaborativo, com a presença de um mediador, se faz cada vez mais presente, tendo em vista que, embora se reconheça avanços no direito à matrícula, há ainda muitos desafios no que diz respeito à permanência e a qualidade do ensino ofertado a esses estudantes. Assim, por meio de uma ferramenta digital livre, intitulada “Buscador Acadêmico – BUSCAd”, criada a partir do Microsoft Excel, que rastreia os principais repositórios acadêmicos, nacionais e internacionais, buscou-se artigos, teses e dissertações, que tiveram como foco de suas investigações o mediador pedagógico na aulas de matemática, nos últimos sete anos. Definidos os critérios de inclusão/exclusão, foram encontrados seis trabalhos que atendiam aos objetivos desta investigação e que são apresentados e discutidos na penúltima seção do texto. Como resultados, destaca-se a necessidade de ações colaborativas, cooperativas e formativas, envolvendo todos os entes escolares, em especial, o mediador, o professor e o mediado. Além disso, considera-se que o perfil do mediador se encontra ainda em discussão e em processo de consolidação. A oferta de cursos formativos para os envolvidos na  Educação Especial na perspectiva inclusiva é um caminho profícuo na definição do perfil desse profissional.

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Biografia do Autor

Fábio Garcia Bernardo, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual - IBC - RJ

Professor do Programa de Pós-Grauduação Stricto Sensu na temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant - IBC/RJ

Membro dos grupos de pesquisa

Ensino de Ciências  e Matemática para Estudantes com Deficiência Visual - IBC/RJ

Ensino de Matemática para Estudantes Surdos e Estudantes com Deficiência Visual - Projeto Fundão - UFRJ

http://lattes.cnpq.br/8578382473920859

 

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Bernardo, F. G. ., Segadas-Vianna, C. C. de ., Pinto, G. M. da F. ., Saraiva, J. G. V. ., Silva, J. A. da ., & Santos, R. C. dos . (2023). O mediador pedagógico como elemento chave no processo de inclusão escolar: mapeamento e análise de trabalhos no âmbito da educação matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(1), 4–30. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i61325

Edição

Seção

Artigos