Modelagem matemática no ensino de números racionais: Uma aplicação prática utilizando dados sobre Resíduos Sólidos Urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i263097

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Saúde, Lixo, Meio Ambiente

Resumo

O panorama educacional brasileiro tem se mostrado cada vez menos eficiente, uma vez que permanece em um modelo tradicional fabril. Uma metodologia que tende a quebrar este paradigma é a modelagem no ensino de matemática. Esta metodologia de ensino consiste em utilizar situações reais, ou mais próximas da realidade, para ensinar conceitos matemáticos e, partindo disso, gerar o debate sobre o conteúdo. Um possível objeto para se utilizar nessa metodologia são os Resíduos Sólidos Urbanos, popularmente conhecido como lixo. O lixo está presente na vida de todos os cidadãos, independentemente de sua classe social e cultural. Com isso, juntando a metodologia de modelagem matemática com os dados do lixo, podem-se desenvolver  diversos modelos de aulas. O professor precisa ter o conhecimento sobre a modelagem em sala de aula e, além disso, precisa ser consciente quanto ao papel e a responsabilidade do cidadão na sociedade quanto ao tratamento do lixo. A proposta apresentada neste texto é a utilização da modelagem matemática no ensino de números racionais utilizando dados sobre os resíduos sólidos urbanos. Realizando uma atividade em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental da instituição de ensino Colégio Betel, em Queimados/RJ, este artigo apresenta possibilidades de como trabalhar com esses dados e aborda um exemplo prático. A atividade, além de contribuir para identificar as dificuldades dos alunos sobre o conteúdo de números racionais, contribuiu para conscientização e reflexão sobre o tema além de consequências inerentes, como saúde pública, problemas sociais, econômicos e ambientais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Everton Carvalhaes Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Professor de Matemática da instituição privada de ensino Colégio Betel Queimados/RJ.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. São Paulo, 2022 Disponível em: https://abrelpe.org.br/download-panorama-2022/

BARBOSA, J. C. Modelagem na educação matemática: Contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais… Rio Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7-32, jul. 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Caderno Meio Ambiente, 2022. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/cadernos_tematicos/caderno_meio_ambiente_consolidado_v_final_27092022.pdf> Acesso em 18 de set. 2023.

COSTA, D.; PONTAROLO, E. Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100 n. 254, 2019.

KLÜBER, T. E; BURAK, D. Depoimentos de estudantes sobre a Matemática e a Modelagem Matemática: aspectos epistemológicos evidenciados em âmbito escolar. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3.2, p.16-29, UFSC: 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/13025/12131.

LIMA, E. J. de; CINTRA, D. D. .; CAMPOS, D. C.; MORAES, D. V. de . Educação matemática crítica e modelagem matemática: uma proposta de atividade para sala de aula. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 13, 2022.

MAFFI, C.; PREDIGER, T. L.; ROCHA FILHO, J. B. da; RAMOS, M. G. A Contextualização na aprendizagem: percepções de docentes de Ciências e Matemática. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 2, p. 75–92, 2019.

OLIVEIRA, M. de S. Uma reflexão sobre a ideia de superação do ensino tradicional na educação matemática: a dicotomia entre a abordagem clássica e abordagens inovadoras em foco. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 79-93, 2019.

PEREIRA, F. F.; DONEZE, I. S.; PANSANATO, L. T. E. Números Inteiros e Decimais: uma abordagem dos conteúdos de Matemática por meio de um jogo frente às dificuldades do cenário tecnológico da educação Básica. Revista Prática Docente. Confresa, v. 3, n. 2, p. 386-405, jul/dez, 2018.

POSSAMAI, J. P.; SILVA, V. C. da. Comunicação Matemática na Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 17, 2020.

RITTER, D.; BULEGON, A. M. Jogo digital contribuindo compreensão das operações com números naturais decimais. EM TEIA|Revista Educação Matemática Tecnológica Iberoamericana, vol. 12, número 1, 2021.

SILVA, J. P. da; LIMA, I. M. da S.; GITIRANA, V. Ensinar matemática à luz de uma perspectiva crítica: algumas reflexões. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 207–228, 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Cunha, E. C. ., & Oliveira, D. G. de. (2023). Modelagem matemática no ensino de números racionais: Uma aplicação prática utilizando dados sobre Resíduos Sólidos Urbanos. Ensino Da Matemática Em Debate, 10(2), 29–42. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i263097