Modelagem matemática no ensino de números racionais: Uma aplicação prática utilizando dados sobre Resíduos Sólidos Urbanos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2023v10i263097Palavras-chave:
Modelagem matemática, Saúde, Lixo, Meio AmbienteResumo
O panorama educacional brasileiro tem se mostrado cada vez menos eficiente, uma vez que permanece em um modelo tradicional fabril. Uma metodologia que tende a quebrar este paradigma é a modelagem no ensino de matemática. Esta metodologia de ensino consiste em utilizar situações reais, ou mais próximas da realidade, para ensinar conceitos matemáticos e, partindo disso, gerar o debate sobre o conteúdo. Um possível objeto para se utilizar nessa metodologia são os Resíduos Sólidos Urbanos, popularmente conhecido como lixo. O lixo está presente na vida de todos os cidadãos, independentemente de sua classe social e cultural. Com isso, juntando a metodologia de modelagem matemática com os dados do lixo, podem-se desenvolver diversos modelos de aulas. O professor precisa ter o conhecimento sobre a modelagem em sala de aula e, além disso, precisa ser consciente quanto ao papel e a responsabilidade do cidadão na sociedade quanto ao tratamento do lixo. A proposta apresentada neste texto é a utilização da modelagem matemática no ensino de números racionais utilizando dados sobre os resíduos sólidos urbanos. Realizando uma atividade em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental da instituição de ensino Colégio Betel, em Queimados/RJ, este artigo apresenta possibilidades de como trabalhar com esses dados e aborda um exemplo prático. A atividade, além de contribuir para identificar as dificuldades dos alunos sobre o conteúdo de números racionais, contribuiu para conscientização e reflexão sobre o tema além de consequências inerentes, como saúde pública, problemas sociais, econômicos e ambientais.
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Referências
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