Ensino e aprendizagem de área como grandeza geométrica: um estudo por meio do Apprenti Géomètre 2 em situação de medição de área
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.67142Palavras-chave:
Apprenti Géomètre 2; Medição de área; Conversão de unidadesResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar o tratamento dado por estudantes do 6º ano do ensino fundamental a uma situação de medição de área por meio do software de geometria Apprenti Géomètre 2(AG2). Como suporte teórico, utilizamos a abordagem de área como grandeza geométrica proposta por Douady e Perrin-Glorian (1989), bem como os estudos das situações que dão sentido à área como grandeza, propostos por Baltar (1996) e Ferreira (2018). Os procedimentos metodológicos utilizam alguns elementos da Engenharia Didática de primeira geração. O dispositivo experimental foi estruturado em duas etapas. Na primeira, os participantes da pesquisa aprenderam a utilizar o AG2. Na segunda etapa, resolveram, por meio desse software, a tarefa relacionada à situação de medição de área. Como resultados, identificamos, a partir das análises dos protocolos das seis duplas participantes da pesquisa, a predominância do aspecto numérico da área, prevalecendo independentemente da utilização do referido software. Para muitos dos sujeitos da pesquisa, o número (medida da área) parece ser suficiente para determinar as áreas das figuras, nesse tipo de situação, indicando assim indícios de concepção numérica de área.
Referências
ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Tradução de: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap. 4. p. 193-217.
ÁVILA, A; GARCÍA, S. Relaciones entre área y perímetro: de la intuición inicial a la deducción operatoria. Estudio en niños de alto desempeño académico. Perfiles Educativos, Ciudad de México, v. XLII, n. 167, p. 31-52, jan.-mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14482/INDES.30.1.303.661. Acesso em: 13 jun. 2024.
BALTAR, P. M. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surface planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. 1996. 358 f. Thèse de doctorat (Doctorat en Didactique des Mahtématiques) – Université Joseph Fourier, Grenoble, 1996.
BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P. F. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental e médio. Natal. SBHMat, 2002.
CREM, Apprenti Géomètre. Impact du logiciel Apprenti Géomètre sur certains apprentissages. Tome 2. Nivelles, Bélgica, Ministère de la Communauté Française, 2007.
CREM, Apprenti Géomètre. Un outil de différenciation des apprentissages en mathématique. Centre de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques, Nivelles, 2005.
DIAS HENRIQUES, M.; MELCHIADES DA SILVA, A. Dificuldades de aprendizagem de Área e Perímetro na perspectiva da Produção de Significados. Unión - revista iberoamericana de educación matemática, v. 10, n. 37, 31 mar. 2014.
DOUADY, R.; PERRIN-GLORIAN, M.-J. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics, v. 20, n. 4, p. 387- 424, 1989.
FERREIRA, L. de F. D.; BELLEMAIN, P. M. B. Estratégias utilizadas por alunos do 6º ano em questões da OBEMEP sobre as grandezas comprimento e área. 2013. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/2899_1501_ID.pdf. Acesso em 13 jun. 2024.
FERREIRA, L. F. D. A construção do conceito de área e da relação entre área e perímetro no 3º ciclo do ensino fundamental: estudos sob a Ótica da Teoria dos Campos Conceituais. 2010. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFPE, Recife, 2010.
FERREIRA, Lúcia de Fátima Durão. Um estudo sobre a transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da aprendizagem e do ensino de área e perímetro. 2018. 386 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – UFPE, Recife, 2018.
LIMA, P.; BELLEMAIN, P. Grandezas e Medidas. In CARVALHO, J.B.P.F. Coleção Explorando o Ensino: Matemática, v. 17. Brasília, MEC, 2010, p.167- 200.
SAMSUDIN, A; NUGRAHA, T. Elementary School Students’ Obstacles in Understanding the Concept of Area and Perimeter. In: Proceedings of the International Conference on Teaching, Learning and Technology (ICTLT 2023). Atlantis Press, 2024. p. 136-145. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/ictlt-23/125997513. Acesso em: 13 jun. 2024.
SANTOS, J. C. A resolução de problemas sobre perímetro e área: um experimento de ensino, utilizando problemas propostos em avaliações de larga escala. 2021.Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera, São Paulo, 2021.
SILVA, A. D. P. R. da; SILVA, J. F; GOMES, K. R. F. P. Área de figuras planas: um estudo por meio de diferentes atividades no Apprenti Gèométre 2. In: SILVA, A. D. P. R. da. (org.). Produção Acadêmica de Estudantes dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado da FADIMAB. Formiga (MG): Editora Real Conhecer, 2023, p. 44-63.
SILVA, A. D. P. R. Ensino e aprendizagem de área como grandeza geométrica: um estudo por meio dos ambientes papel e lápis, materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre 2 no 6º ano do ensino fundamental. 2016. 315 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – UFPE, Recife, 2016
SILVA, A. D. P. R.; BELLEMAIN, P. M. B. A comparação de áreas de figuras planas em diferentes ambientes: papel e lápis, materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre 2. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamearicana, v.8, Nº 3, 2017.
SILVA, J. V. da; SILVA, A. D. P. R. da; OLIVEIRA, D. M. de; OLIVEIRA, I. R. de. O ensino de matemática: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental de forma remota em tempos de pandemia. In: SILVA, A. D. P. R. da.; OLIVEIRA, I. R. de.;
SILVA, J. V. da. Produção acadêmica dos estudantes do curso de licenciatura em matemática da FADIMAB. Formiga (MG): Editora Real Conhecer, 2022, p. 9-23.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceptuais. In: BRUN, JEAN. Didáctica das Matemáticas. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget – Horizontes Pedagógicos, p. 155-191, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


