A Geometria Hiperbólica nos currículos escolares e universitários <br> Hyperbolic Geometry in school and university curricula

Autores

  • Elias Santiago de Assis Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p393-413

Palavras-chave:

Geometria hiperbólica, Currículo, Formação de professor.

Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo identificar a forma como os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil contemplam o ensino da Geometria Hiperbólica. Além disso, busca-se fazer um paralelo entre esses currículos e as propostas curriculares do ensino básico no que diz respeito a abordagem dessa geometria não euclidiana. Neste sentido, foram analisadas as ementas curriculares de trinta e cinco cursos e as diretrizes curriculares dos estados em que tais cursos estão alocados. Os resultados obtidos apontaram para a supremacia da geometria euclidiana em detrimento da geometria hiperbólica tanto no ensino superior quanto na educação básica. A despeito da possibilidade de se abordar diversos conceitos das geometrias não euclidianas por meio de softwares de geometria dinâmica não foi constatada uso dessa ferramenta nos componentes curriculares analisados.

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Biografia do Autor

Elias Santiago de Assis, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor de Matemática da Universidade Federal do recõncavo da Bahia.

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática