Atualizações e produção em educação matemática

o relato das invenções a partir do encontro de futuros pedagogos com o ato de definir o espaço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p229-255

Palavras-chave:

Educação matemática, Pedagogia, Espaço

Resumo

A intenção do estudo é acompanhar como processos de reflexão sobre o ato de definir o espaço junto com os licenciandos em Pedagogia entram em funcionamento na composição de modos de pensar a educação matemática. Assim, elaborou-se um dispositivo para provocar produções de pensamento. Como resultado, entrou-se em funcionamento discussões sobre os processos de definição e conceituação no campo da Matemática, bem como a produção de currículos e de uma educação de qualidade a partir da Educação Matemática. Conclui-se que o debate de Educação Matemática nos cursos de Pedagogia necessita ser mais inventivos e provocativos, possibilitando atualizações e criações.

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Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, UTFPR

Doutorando em Educação - USP

Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC

Licenciado em Matemática (UENP)

Licenciado em Pedagogia - UEM

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

MORAES, J. C. P. de. Atualizações e produção em educação matemática: o relato das invenções a partir do encontro de futuros pedagogos com o ato de definir o espaço. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 229–255, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p229-255. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/60450. Acesso em: 12 out. 2024.