SABERES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
Palabras clave:
Formação de professores de matemática, espaços de formação, saberes sobre a docência.Resumen
Resumo Nesta pesquisa investigou-se a produção de saberes sobre a docência no ensino de geometria por licenciandas em matemática, em alguns espaços formativos no interior da universidade. Nesse texto, focamos a categoria de análise: Faces do processo de aprendizagem docente: “Procuro aprender como aluna [...] e procuro ter a visão de professora”, com o objetivo de analisar em que medida as dinâmicas adotadas nos diferentes espaços formativos propiciaram às alunas a produção/mobilização de saberes sobre a docência. Constatou-se que a convivência de futuros professores com professores em exercício possibilitou um processo de autocrítica no contexto da formação inicial docente, em que a intersticial idade promovida pelas dinâmicas dos espaços promoveram a (re) significação de conceitos e práticas. Abstract We investigated the production of knowledge about teaching in the teaching of geometry for undergraduates in mathematics, in some training areas within the university. In this text, we focus on the analysis category: Faces of the learning process of teachers: "I try to learn as a student [...] and try to have a vision of teacher" in order to examine to what extent the dynamics adopted in different spaces training the students brought about the production / mobilization of knowledge about teaching. It was found that the coexistence of future teachers with teachers who work enabled a process of self-criticism in the context of initial teacher training promoted by the dynamics of space promoted the (re) meaning of concepts and practices.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-05-10
Cómo citar
CARDIM, V. R. C.; GRANDO, R. C. SABERES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4990. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).