A PESQUISA EM PRÁTICAS ESCOLARES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES E DESAFIOS <br>THE RESEARCH IN SCHOOL PRACTICES IN MATHEMATICS EDUCATION: THOUGHTS AND CHALLENGES
Mots-clés :
Prática escolar, Pesquisa com o professor, Ética, School practices, Research with teacher, EthicsRésumé
Resumo:
Este artigo tem como objetivo principal trazer reflexões e questões, tendo como base o debate desenvolvido nos três fóruns intitulados “Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil”, no GD2: Pesquisa em Práticas Escolares em Educação Matemática. Abordamos a natureza da pesquisa em práticas escolares; neutralidade, objetividade e rigor; que práticas investigar; quem pode fazer pesquisas em práticas escolares em educação matemática e para quê; o papel da teoria nessas pesquisas. A qualidade do debate propiciado por esse evento aponta para a necessidade de mantê-lo como um espaço de reflexão permanente e leva a sugerir encaminhamentos e propostas, visando a dar continuidade ao debate e nortear as pesquisas em práticas escolares.
This article aims to raise issues and thoughts having as basis the debate developed in the three forums entitled “Benchmarks Parameters of the Research in Mathematics Education in Brazil”, in GD2: Research in School Practice in Mathematics Education. We approach the nature of the research in school practices; neutrality, objectivity and rigor; what practices should be investigated; who can search the school practices in Mathematics education and for what; the role of the theory in these researches. The quality of the debate brought by this event points us to the necessity to keep it as a permanent space of thinking, and it leads us to suggest the directions and proposals in order to continue the debate, and to guide the researches about the school practices.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).