A eficácia social do direito à educação na pandemia de covid-19 no brasil:
como a pandemia o impactou negativamente
DOI:
https://doi.org/10.23925/2596-3333.v1n1.57712Palavras-chave:
Eficácia dos direitos sociais, direito à educação, pandemia do COVID-19.Resumo
Os direitos fundamentais são aqueles que visam a proteção e garantia da dignidade da pessoa humana. A segunda geração dos direitos humanos deu ênfase aos direitos sociais, dentre eles, o direito à educação. A Constituição Brasileira, em seu artigo 6º, deixa clara a importância que o legislador deu para a garantia desse direito. Contudo, sabe-se que a eficácia desse direito na realidade fática fica aquém do necessário, reiterando a necessidade de pesquisa sobre o assunto, pois se trata de direito previsto no documento jurídico máximo do país. A pesquisa propõe-se a analisar e conceituar os direitos sociais, a eficácia do direito à educação no Brasil antes da pandemia de COVID-19 e como a pandemia afetou essa eficácia. Utiliza-se o método hipotético dedutivo, demonstrando como a eficácia social do direito à educação ficou aquém do desejável durante a pandemia de COVID-19, no Brasil.
Referências
ALEXY, Robert. Colisão de direito fundamentais e realização de direitos fundamentais no Estado de Direito democrático. Revista de Direito Administrativo, [S. l.], v. 217, p. 67–79, 1999. DOI: 10.12660/rda.v 217.1999.47414. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/view/47414.
ALVES, T. et al. Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 54, n. 4, p. 979-993, 10 ago. 2020. Bimestral. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/81896/78116. Acesso em: 27 fev. 2022.
BAUER, Florence et al. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na educação. Brasília: Unicef, 2021. 58 p. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil. Acesso em: 27 fev. 2022.
BELTRAMELLI NETO, Silvio. Direitos Humanos: 5. ed. Salvador: Juspodivm, 2018.
BERNARDINELI, Muriana Carrilho; DE ALMEIDA, Camila Sanchez Aleixo. A transgressão do direito fundamental à educação e os retrocessos no ensino consequência do Covid-19: desafios na educação no pós-pandemia. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 5, p. 923-949, 28 out. 2020. DOI https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i5.1990. Disponível em:
http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/1990. Acesso em: 5 mar. 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CARNEIRO, Claudio; VIDAL, Osvaldo Veloso. Direito à educação e a pandemia do Covid19. Revista Ciências Jurídicas e Sociais: IUPERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 7-18, 2020. DOI
https://doi.org/10.47595/2675-634X.2020v1i1p7-18. Disponível em: https://revista.institutouniversitario.com.br/index.php/cjsiurj/article/view/4. Acesso em: 5 mar. 2021.
CONSED. Decretos sobre suspensão de aulas durante a pandemia do Coronavírus. Disponível em: <http://www.consed.org.br/download/decretos-sobre-suspensao-de-aulasdurante-a-pandemia-do-coronavirus>. Acesso em: 1 maio. 2020.
DA SILVA, Maria Abádia; SILVA, Edileuza Fernandes. Para onde vai o direito à educação em tempos de pandemia? Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, ano 2020, v. 26, n. 108, p. 188-206, jun-out, 2020 2020. DOI https://doi.org/10.12957/riae.2020.51884. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51884. Acesso em: 5 mar. 2021
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, ano 2020, v. 28, n. 108, p. 545-554, 6 jul. 2020. DOI 10.1590/s0104-40362019002801080001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362020000300545.
Acesso em: 5 mar. 2021.
PESSANHA, Érica. A eficácia dos direitos sociais prestacionais. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Campos, Rio de Janeiro, v. 8, n., p. 297-333, jun. 2006. Disponível em: http://fdc.br/Arquivos/Mestrado/Revistas/Revista08/Discente/Erica.pdf. Acesso em: 27 fev. 2022.
NASCIMENTO, Paulo Meyer et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia. Brasília: Ipea, 2020. 24 p. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10228/1/NT_88_Disoc_AcesDomInternEnsinoRemoPandemia.pdf. Acesso em: 27 fev. 2022.
NERY, Carmen. Extrema pobreza atinge 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em 7 anos. 2019. Elaborada pelo IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25882-extrema-pobreza-atinge-13-5-milhoes-de-pessoas-e-chega-ao-maior-nivel-em-7-anos. Acesso em: 27 fev. 2022.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.
TAVARES, André Ramos. Direito Fundamental à Educação. Revista Eletrônica do Curso de Direito Opet, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-21, jul. 2009. Anual. Disponível em: https://www.opet.com.br/faculdade/revista-anima/pdf/anima1/artigo_Andre_Ramos_Tavares_direito_fund.pdf. Acesso em: 27 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Giulia Leite Beloni dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.