A liberdade em cena

reflexões de Hannah Arendt e o papel do Ministério Público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2596-3333.v1n1.73368

Palavras-chave:

Totalitarismo, Pluralidade, Liberdade, Política, Ministério público, Hannah Arendt

Resumo

Hannah Arendt, filósofa e teórica política alemã, de origem judaica, conhecida por suas análises sobre a condição humana, o totalitarismo e a política, apresenta em suas obras não apenas as definições e a relação entre estes temas, mas também os desafios inerentes à liberdade e à ação política. Os conceitos fundamentais elaborados por Arendt contribuem significativamente para a compreensão ampla e aprofundada do papel imprescindível do Ministério Público brasileiro na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, papel este indubitavelmente destinado a proteger, em âmbito social, a liberdade, a pluralidade e o espaço público como antídoto à instalação de governos totalitários.

Biografia do Autor

Lia Thamer

Pós-graduada em Direito Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Mestranda em Direito
Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado
do Rio Grande do Sul.

Maria Raquel Machado de Souza Thamer

Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Advogada.

Referências

AGUIAR, Odilio Alves; CORREIA, Adriano; MÜLLER, Maria Cristina; ROCHA, Antonio Glauton Varela (org.). Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Almedina Brasil, 2022.

ARENDT, Hannah. Liberdade para ser livre. Tradução e apresentação de Pedro Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ARENDT, Hannah. O que é política? Tradução Reinaldo Guarany. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

BERNSTEIN, Richard J. Por que ler Hannah Arendt hoje? Tradução e apresentação Adriano Correia e Nádia Junqueira Ribeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]; Congresso Nacional Câmara dos Deputados Centro de Documentação e Informação. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 nov. 2024.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 40. ed. rev. atual. e ampl. Barueri: Atlas, 2024.

PIMENTEL, Isabella Arruda. A corrupção no Brasil e a atuação do Ministério Público. 2014. Dissertação (Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

TELES, Edson. Ação Política em Hannah Arendt. São Paulo: Barcarolla, 2013.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Como Citar

Thamer, L. ., & Thamer, M. R. . M. de S. (2025). A liberdade em cena: reflexões de Hannah Arendt e o papel do Ministério Público. Revista Fronteiras Interdisciplinares Do Direito, 1(1), e73368. https://doi.org/10.23925/2596-3333.v1n1.73368