Fronteiraz 26

2020-12-18

Revista Fronteiraz 26

  

POÉTICAS DO CORPO

 Editoras-convidadas:

Profa. Dra. Annita Costa Malufe (PUC-SP/CNPq)

Prof.a Dra. Ana Luísa Vilela (Universidade de Évora)

  

O corpo humano é, provavelmente, o objeto representável por excelência. Sobre a imagem do corpo se fundam as próprias categorias humanas da representação. Dele, diz Merleau-Ponty que encerra a simbólica geral do mundo. O corpo parece fornecer uma espécie de básica grelha de leitura do real: José Gil atribui ao corpo o valor de significante flutuante, suscetível de suportar qualquer conteúdo simbólico e de atuar como um permutador ou transdutor entre os diferentes códigos em presença.

São inúmeros os matizes que a discussão sobre o corpo na, e da, literatura tem encontrado nos estudos literários atuais: desde as figurações literárias dos corpos, ou das proposições do conceito de corpo emergentes da literatura, passando pelo erotismo, ou pela experiência corporal proporcionada pelo texto, bem como a análise da corporeidade da linguagem, chegando-se à tematização da performance na escrita e nas suas proximidades com as artes do corpo. Especialmente a partir do século XX, com a emergência de novos pensamentos sobre o corpo, na filosofia e nas artes, observa-se uma expansão das reflexões que incluem diferentes modos de se pensar tanto as poéticas do corpo quanto o corpo na constituição de novas poéticas – não raro, na relação interartes, em diálogo com o teatro, a dança, a performance, a música ou as artes visuais.

Este número da Revista Fronteiraz propõe-se à problematização das inúmeras relações possíveis entre literatura e corpo, partindo da concepção ampliada de ambos os termos. É portanto intenção que se agreguem discussões de diferentes pontos de vista acerca do corpo, contemplando obras e autores independentemente de gêneros, épocas e culturas.

 

Prazo para submissão de artigos: até 10 de março de 2021.

Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” têm fluxo contínuo, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”. Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz