Fronteiraz 28

2021-09-23

A PALAVRA NA LITERATURA E EM OUTRAS ARTES   
Editores Convidados:

Profa. Dra. Ana Rosa Ferreira Dias (PUCSP/USP)
Profa. Dra. Rejane Vecchia da Rocha e Silva (USP)          
                                                                                                        

A literatura, como repositório das experiências humanas vividas e imaginadas, potencializa a palavra dando-lhe corporeidade no âmbito da oralidade/vocalidade. Matéria prima dos diálogos, produzidos com propósitos estéticos, aproxima-se da expressividade natural da fala e se abre a diferentes contextos  de práticas interacionais. A palavra escrita, lida, vocalizada, ouvida é franqueada às diversas artes. Nas Artes Cênicas, ganha as dimensões do próprio corpo, de seu saber sensível, no trabalho do ator em seu processo de composição poética da voz. Em Artes outras, para além das literárias e  performáticas, a palavra compõe  visualidades e demarca sua expansão para os mais amplos territórios de manifestação estética.

Este número da Revista Fronteiraz  acolherá artigos que flagrem a expressividade da palavra em diversas artes,  analisando-a  à luz de aportes teóricos que  orientem e embasem a reflexão.

Prazo para submissão de artigos: até 10 de março de 2022.

Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” têm fluxo contínuo, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”. Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz