Fronteiraz 29

2021-12-14

Semana de Arte Moderna no Brasil: 100 anos e uma história ainda em processo

 

Editores convidados:

Prof. Dr. Leandro  Pasini (UNIFESP)

Profa. Dra. Vera Bastazin (PUC-SP)

 

O centenário da Semana de Arte Moderna se apresenta como uma ocasião especial de reflexão sobre o modernismo brasileiro tanto em seu momento histórico quanto em seus desdobramentos, o que inclui o significado atual do seu legado. Nesse contexto, destaca-se uma série de questões, como: modernismo e a aproximação entre as artes; revisão e ampliação no âmbito das artes e da literatura; os limites cronológicos do movimento modernista (antes e depois da Semana de 22); gêneros e suportes: o que muda com o Modernismo?; vanguarda e tradição: uma aproximação que permanece?; contribuições do modernismo para a tecnologia atual; difusão nacional e articulações internacionais do movimento modernista; modernismo e cultura popular, uma aproximação que permanece; modernismo e as múltiplas faces da crítica; modernismo e pesquisa acadêmica: desdobramentos contínuos.

Este número da Revista Fronteiraz acolherá artigos que abordem essas questões à luz de um enfoque crítico e/ou teórico que contribua para a compreensão do modernismo brasileiro.

Prazo para submissão de artigos: até 10 de junho de 2022.

Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” têm fluxo contínuo, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”. Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz