CHAMADA DE ARTIGOS - FRONTEIRAZ 32

2023-10-09

FRONTEIRAZ 32

 Poesia e imagem: teoria, crítica e expansão

 

Editores Convidados:

Profª Drª Nathaly Felipe Ferreira Alves [PUC (SP) / CNPq - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária]

Profª Drª Maria Aparecida Junqueira [PUC (SP) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária]

Profª Drª Ana Karla Canarinos [UERJ (RJ) - Instituto de Letras]

Prof. Dr. Fadul Moura [UFMG (MG) - Faculdade de Letras]

 

 Os estudos acerca da imagem na poesia variam da observação focalizada da palavra à composição mais elaborada de uma obra. As imagens no interior de cada poema dialogam com o tempo e revelam posicionamentos de um projeto literário. Cada poeta produz uma assinatura sobre o repertório que mobiliza, o que faz dele mais que um coletor de elementos conhecidos da tradição. É importante ressaltarmos que concepções acerca do conceito de imagem são várias. Tais orientações crítico-teóricas podem condicionar a imagem à espécie de estrutura dos poemas, em que o procedimento imagético age como percurso sensorial, desautomatização de nosso processo de leitura e percepção diferenciada da realidade. As imagens poéticas estabelecem veloz e contundentemente relações semânticas irmanadas a questões sensoriais (se as pensarmos como tropo, como metáfora ou metonímia, produtoras de alumbramentos de sentidos que extrapolam o índice retórico). Não seria imprudente, portanto, pensar a imagem e sua construção nos termos de um “pensamento poético imaginal”, que não duplica o mundo a sua semelhança, mas recria a nossa experiência com a realidade. Ao operar imageticamente, o artista deixa sua assinatura no texto e na história, inscrevendo-se na obra à medida que a critica e a transforma.

Desejando ampliar o espectro de discussão, a chamada de nº 32 da Revista FronteiraZ tem por interesse discutir as relações entre poesia e imagem. Por esse motivo, encorajamos o envio de trabalho de natureza crítico-teórica variada, de análise de obra de arte poética verbal e não verbal, de discussão acerca da imanência do conceito de imagem e de sua transformação na poesia no correr da história, além de entrecruzamentos da linguagem poética com outras linguagens artísticas. Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” têm fluxo contínuo, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”. Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz.

Prazo de Submissão de artigos: 10/03/2024