CHAMADA DE ARTIGOS - FRONTEIRAZ 34

2024-02-06

Nos seus próprios processos de conformação, as literaturas em língua portuguesa caracterizam-se pelo movimento e pela porosidade das fronteiras: errâncias, peregrinações, épicas náuticas, viagens por terras e sertões, migrações, e outras derivas são constantes nas literaturas em português de todas as épocas e géneros. Com essas premissas, desejamos explorar os múltiplos deslocamentos protagonizados por estas literaturas, concebendo tal noção na sua mais ampla abrangência semântica, como lugar de elaboração e reconfiguração dos sentidos e das formas expressivas. Adquire um relevo especial a observação de migrações e trânsitos forçados que se verificaram e verificam tanto entre os países de língua oficial portuguesa, quanto entre países lusófonos e não-lusófonos, propícios à formulação de novas produções de localidade (Appadurai 1996).

Para além da conceptualização de espaços e mobilidades transgeográficas, o deslocamento também cria abertura para a circulação das ideias, das artes, das influências socioculturais. Os textos circulam entre épocas e culturas diferentes, sob constante ressignificação; ideias e modelos culturais dinamizam-se numa contínua negociação entre conteúdos simbólicos. A literatura e as artes de modo amplo respondem a estas solicitações de várias maneiras, por exemplo através do esbatimento entre as fronteiras semióticas, criando lugares híbridos de expressão e de relações entre diferentes discursos que lutam ativamente contra as barreiras de medium (Ryan 2021), género, código, ou outros limites, e proporcionam novas pontes comunicativas.

Nesta chamada da Revista FronteiraZ encorajamos o envio de propostas que abordem temáticas como: migração, exílio, êxodo, viagem, trocas culturais nas literaturas em português; ou explorem diálogos interartes, transgenológicos, multimodais, transmediáticos, e outras possibilidades relacionais, na lusofonia.

Lembramos que as seções de “Ensaios” e de “Resenhas” têm fluxo contínuo, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”. Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores” no endereço http://revistas.pucsp.br/fronteiraz.