Machado e a música
Resumo
Na época de Machado de Assis, a 2ª metade do século XIX, a música que existia no Brasil estava dividida entre a popular (as polcas, por exemplo) e aquela apreciada pela elite: a música clássica européia e as óperas. Bellini, Donizetti e Rosini eram populares entre os brasileiros.
Na Europa, era a época das canções românticas, das polonaises, mazurcas, polcas e valsas, que tiveram um grande desenvolvimento no Brasil. Nos teatros se apresentavam as companhias européias com óperas e concertos.
D. Pedro II era grande apreciador da música e incentivou vários artistas a estudarem na Europa, como Carlos Gomes (1836-1896), por exemplo, o maior compositor brasileiro do século XIX, que compôs, além de óperas, várias canções, a maioria em italiano e algumas em português.
Na Europa, era a época das canções românticas, das polonaises, mazurcas, polcas e valsas, que tiveram um grande desenvolvimento no Brasil. Nos teatros se apresentavam as companhias européias com óperas e concertos.
D. Pedro II era grande apreciador da música e incentivou vários artistas a estudarem na Europa, como Carlos Gomes (1836-1896), por exemplo, o maior compositor brasileiro do século XIX, que compôs, além de óperas, várias canções, a maioria em italiano e algumas em português.
Métricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
FronteiraZ está indexada em:
Apoio:

