Imagery interchange in John Patrick Shanley’s Doubt, a parable

Autores

  • Sandra Sirangelo Maggio UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Valter Henrique Fritsch UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Palavras-chave:

John Patrick Shanley, Doubt, a Parable, Teatro NorteAmericano Contemporâneo, Estudos do Imaginário

Resumo

A peça Doubt, a Parable (2004) de John Patrick Shanley revisita o mundo que ele conheceu quando criança – o bairro do Bronx dos anos 1960. A história se desenrola em uma comunidade escolar católica ítalo-irlandesa e o enredo diz respeito a uma dúvida – que se transforma em crença – por parte de uma das personagens, Irmã Aloysius, a diretora da escola. Ela acredita que o Padre Flynn esteja molestando sexualmente o único aluno negro da escola. A peça é uma construção em aberto, que permite a cada leitor/expectador construir sua própria interpretação dos fatos. Além de ser o autor da peça, Shanley também transformou seu texto teatral em roteiro para cinema, e atuou como produtor da peça e roteirista e diretor do filme Dúvida, de 2008. Neste ensaio examinamos as estratégias utilizadas por Shanley para manter a possibilidade de interpretação aberta quando ele traduz sua obra para mídias diferentes – na página e no cinema.

Downloads

Metrics

PDF views
641
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026127
|

Biografia do Autor

Sandra Sirangelo Maggio, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Professora Associada UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Letras – Departamento de Línguas Modernas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil - Cep 91540-000

Valter Henrique Fritsch, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Possui Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela UFRGS e está cursando o Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa no PPG da UFRGS. Atua como professor colaborador (doutorando-bolsista CAPES/PAG/REUNI) no curso de Graduação em Letras/UFRGS e em cursos de Língua Inglesa em nível avançado, Literatura e Cultura Inglesa e Ensino de Literatura Inglesa por intermédio do Programa de Apoio à Graduação (PAG) do Instituto de Letras/Setor de Inglês/UFRGS. Atua na área da Literatura, com ênfase em Literaturas de Expressão Inglesa, Estudos do Imaginário, Estudos de Mito e Literatura e Teorias da Encenação, principalmente nos seguintes temas: O Romance de Fantasia, Teatro Norte-Americano Contemporâneo, O Romance Vitoriano e O Romance no Palco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, onde utiliza o nome artístico Walter Netto. Atuou e dirigiu espetáculos teatrais em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul, com ênfase na dramaturgia infantil. Clownfusão, As Aventuras do Super Espantalho contra o Dr Corvo e Pão e Circo são alguns dos espetáculos que integrou. Atua ainda como professor de Língua Inglesa em diferentes segmentos, como cursos de idiomas e escolas, no ensino fundamental e médio.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Maggio, S. S., & Fritsch, V. H. (2013). Imagery interchange in John Patrick Shanley’s Doubt, a parable. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (10), 153–169. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/13397

Edição

Seção

Artigos