A casa grande de Alencar e a senzala de Freyre: o tropicalismo como estratégia de construção identitária

Autores

  • Weslei Roberto Cândido Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Tropicalismo, José de Alencar, Entre-lugar, Casa-grande, Senzala

Resumo

O presente artigo visa discutir a dicotomia casa-grande e senzala presente nos romances de José de Alencar. Ambos os conceitos foram consagrados por Gilberto Freyre e aqui são aplicados ao romance alencariano para demonstrar a presença de um tropicalismo em sua obra. Por este viés, pretende-se, ainda, discutir outro conceito muito importante para a literatura latino-americana: o de entre-lugar, de Silviano Santiago e como este ajuda a compreender melhor o projeto de formação de uma raça americana na narrativa de Alencar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Weslei Roberto Cândido, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Atualmente é professor adjunto na área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa da UEM - Universidade Estadual de Maringá. Doutorou-se em Literatura no ano de 2010 pela UNESP de Assis. Também é Editor-Ajdunto da Revista Iluminart do IFSP - Campus Sertãozinho.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Cândido, W. R. (2013). A casa grande de Alencar e a senzala de Freyre: o tropicalismo como estratégia de construção identitária. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 238–255. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/15959

Edição

Seção

Ensaios Literários