Caetés: confluências naturalistas e revisão crítica do nacionalismo literário

Autores

  • Elisangela Redel Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Lourdes Kaminski Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Caetés, Naturalismo, Modernismo

Resumo

Partindo da assertiva de Candido (2006), de que Caetés talvez seja a obra de Graciliano Ramos menos estudada pela crítica literária, que a considera um trabalho de iniciação, este trabalho procederá sob dois momentos: o primeiro congrega algumas reflexões sobre a poética de Graciliano Ramos e seu posicionamento na historiografia literária, em contraste com Caetés, que se distancia do conjunto de sua obra, enquanto romance que absorveu aspectos do Naturalismo e não apresenta um herói problemático. O segundo momento deste texto traz à pauta uma discussão sobre o exercício da metalinguagem em Caetés, bem como as confluências entre autor e personagem no confronto com a escrita. A tentativa de um romance sobre os índios, dentro de outro romance, configura uma revisão crítica do nacionalismo literário, máxima do Romantismo e, desta perspectiva, sustenta-se que esta obra de Graciliano Ramos tenha assimilado influências modernistas, dado o olhar crítico sobre a tradição brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisangela Redel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Graduada em Letras/Alemão pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, campus de Cascavel. Bolsista Capes.

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e Doutorado em Literatura Comparada e Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2003). Docente na categoria Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, nível de mestrado e de doutorado- UNIOESTE.Bolsista produtividade em pesquisa - Fundação Araucária (PR).

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

Redel, E., & Kaminski Alves, L. (2013). Caetés: confluências naturalistas e revisão crítica do nacionalismo literário. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (11), 114–129. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/16831

Edição

Seção

Artigos