Narrativa Portuguesa Pós-Revolução: os Autores Mulheres e as Novas Representações Sociais

Autores

  • Ana Maria Simão Saldanha Université Stendhal - Grenoble III / Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Palavras-chave:

Revolução Portuguesa, Literatura, Feminismo, Imaginário Social

Resumo

Com este artigo pretendemos abordar a literatura portuguesa escrita no feminino,  após a Revolução de 25 de Abril de 1974, a qual, após recusar a simbologia, comportamento, crenças, cultura e imaginário social da ditadura (1926-1974), se   apresenta como reveladora de uma nova cultura, de um novo comportamento coletivo, de uma nova consciência e de uma nova posição jurídica e social. O estudo desta literatura não pode, contudo, ser dissociado da luta das mulheres, a qual lhes permitiu libertarem-se de uma sociedade tradicionalmente patriarcal e opressora, sobretudo ao longo dos 48 anos que precederam a Revolução portuguesa. Teremos, assim, de ter em consideração a resistência  levada a cabo pelas mulheres, as quais, assumindo-se como uma força coletiva de transformação, recusam um imaginário social masculino e viril,  assim como uma posição socio-jurídica dependente e inferior. É esta inversão simbólica que marcará a escrita no feminino após a Revolução portuguesa de Abril de 1974.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Simão Saldanha, Université Stendhal - Grenoble III / Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre de Langues, Littératures et Civilisations Etrangères pela Université Stendhal-Grenoble III (França). Doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal) (Doutoramento em Estudos Literários, Especialidade em Literatura Comparada) e pela Université Stendhal-Grenoble III (França) (Doutoramento em Etudes Portugaises, Brésiliennes et de l’Afrique Lusophone) com a tese “O Antagonismo entre o Herói Individual e o Protagonista Colectivo: O Imaginário Português através da História e da Literatura após o 25 de Abril de 1974” (Outubro de 2011).  Atualmente é Professora na Université Stendhal – Grenoble III e prepara um pós-doutorado (Sociologia da Literatura) na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Simão Saldanha, A. M. (2014). Narrativa Portuguesa Pós-Revolução: os Autores Mulheres e as Novas Representações Sociais. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (12), 140–162. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/18413

Edição

Seção

Ensaios Literários