Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes: poéticas criativas na era da reprodutibilidade técnica, digital e dialógica

Autores

  • Augusto Rodrigues Silva Junior Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Performance, Poesia, Oswald de Andrade, Arnaldo Antunes.

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise literária e imagética da produção dos poetas Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes. No grande tempo da literatura, este percurso crítico implica analisar as variantes da escrita, em diálogo com as instâncias criativas e performáticas. Nos dois escritores, os recursos híbridos revelam uma arte de fronteiras, em atos de devoração, intersemiose e traduções coletivas – por meio de obras que partem do elemento cinematográfico para a produção literária. A Literatura Brasileira, em sua formação (com Oswald) e reconstrução (com Antunes), pautou-se por uma expressão plural, deslocando a produção individual até o limite das manifestações coletivas. Numa convivência inovadora, estes artistas não buscam a transcendência impossível, mas o diálogo imediato com o outro. Aproximando Literatura e outras artes, o Modernismo, na era da reprodutibilidade técnica, e seus desdobramentos, na era da reprodutibilidade digital, promoveram uma consciência das manifestações artísticas como heterogêneas, multifacetadas e dialógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues Silva Junior, Universidade de Brasília

Professor Adjunto II de Literatura Brasileira do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Silva Junior, A. R. (2014). Oswald de Andrade e Arnaldo Antunes: poéticas criativas na era da reprodutibilidade técnica, digital e dialógica. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (12), 89–107. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/19209

Edição

Seção

Artigos