A poesia de Harryette Mullen e a (des)construção da mulher e de suas fronteiras

Autores

  • Lauro Maia Amorim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - São José do Rio Preto, São Paulo

Palavras-chave:

Harryette Mullen, Poesia afro-americana, Mulher, Fragmentação

Resumo

Harryette Mullen é poetisa afro-americana contemporânea cuja obra tem sido cada vez mais analisada e comentada nos círculos literários norte-americanos. Ao longo de sua trajetória poética, pode-se identificar o desenvolvimento de uma relação complexa com a construção da identidade feminina (negra). Essa construção, no início de sua carreira, acompanha a afirmação de um lugar mais seguro e até mais “verdadeiro” para abarcar o sentido da existência feminina, chegando à desconstrução, em sua poesia atual, de qualquer centralidade ou essencialidade na busca por uma identidade feminina que seria mais autêntica. No ensaio serão apresentadas traduções de seus poemas, com o objetivo de se analisarem as implicações de sua poética para a compreensão do corpo fragmentado da mulher contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lauro Maia Amorim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - São José do Rio Preto, São Paulo

É tradutor e professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de São José do Rio Preto, São Paulo, onde leciona no Curso de Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa: Estudos da Tradução). É autor de três livros: Cores Desinventadas: a poesia afro-americana de Harryette Mullen (Dobra Editorial, 2014); Translation, Blackness, and The (In)Visible: Harryette Mullen s Poetry in Brazilian Portuguese (LAP, 2010); e Tradução e Adaptação: Encruzihadas da Textualidade em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, e Kim, de Rudyard Kipling (Editora da Unesp, 2006).

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Amorim, L. M. (2014). A poesia de Harryette Mullen e a (des)construção da mulher e de suas fronteiras. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (12), 121–139. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/19256

Edição

Seção

Ensaios Literários