O Decameron de Giovanni Boccaccio e o olhar transcriador de Pasolini

Autores

  • Gabriela Kvacek Betella Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Giovanni Boccaccio, Decameron, Pier Paolo Pasolini, transcriação

Resumo

Ao transpor estratégias do texto literário para o discurso audiovisual, Pier Paolo Pasolini utiliza a mediação da cultura popular, salvaguardando a vitalidade desta tanto quanto preserva a capacidade do Decameron de lidar com a variedade de fontes da tradição literária e oral. A organicidade do filme deve muito à recriação de histórias-moldura para produzir dois blocos cheios de sentido. Este trabalho investiga a estrutura da transcriação e a vertigem criativa dos episódios que entrelaçam situações, pontos de vista e tipos trazidos da obra de Boccaccio para o filme, que elege dez novelas e atualiza sua linhagem de referências com consciência do presente das filmagens.

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Biografia do Autor

Gabriela Kvacek Betella, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Assistente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras, FCLAS-UNESP

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Betella, G. K. (2016). O Decameron de Giovanni Boccaccio e o olhar transcriador de Pasolini. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 170–187. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26774

Edição

Seção

Ensaios Literários