Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura

Autores

  • Renata Junqueira de Souza UNESP - Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Educação infantil, Literatura infantil, Livro infantil, PNBE, Política pública de leitura

Resumo

O presente artigo pretende mostrar um trabalho educativo intencional e dirigido à ampla formação da inteligência e da personalidade infantis, como condição necessária para ampliação e criação de hipóteses, da capacidade imaginativa, compreensiva na infância, permitindo que as crianças sejam protagonistas ativas do momento da rotina diária com a literatura infantil no âmbito educacional.  Para tanto, divulgar a educação literária desde a primeiríssima infância se torna necessário, da mesma maneira, revelar como o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) reconhece e considera as especificidades da educação infantil nos livros selecionados de 0 a 5 anos nos últimos editais.  Por fim, propor uma distinção entre o contar e o dizer, selecionando dois livros do acervo do PNBE destinados à educação infantil – para sugerir um trabalho prático com relação à estrutura do texto narrativo e algumas estratégias de leitura, atividades que podem acolher as crianças despertando-as para os gestos de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente), livre docente, coordenadora do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil).

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Souza, R. J. de. (2016). Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 43–59. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/28941

Edição

Seção

Artigos