Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura

Autores

  • Renata Junqueira de Souza UNESP - Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Educação infantil, Literatura infantil, Livro infantil, PNBE, Política pública de leitura

Resumo

O presente artigo pretende mostrar um trabalho educativo intencional e dirigido à ampla formação da inteligência e da personalidade infantis, como condição necessária para ampliação e criação de hipóteses, da capacidade imaginativa, compreensiva na infância, permitindo que as crianças sejam protagonistas ativas do momento da rotina diária com a literatura infantil no âmbito educacional.  Para tanto, divulgar a educação literária desde a primeiríssima infância se torna necessário, da mesma maneira, revelar como o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) reconhece e considera as especificidades da educação infantil nos livros selecionados de 0 a 5 anos nos últimos editais.  Por fim, propor uma distinção entre o contar e o dizer, selecionando dois livros do acervo do PNBE destinados à educação infantil – para sugerir um trabalho prático com relação à estrutura do texto narrativo e algumas estratégias de leitura, atividades que podem acolher as crianças despertando-as para os gestos de leitura.

Downloads

Metrics

PDF views
2,394
Dec 16 '16Dec 19 '16Dec 22 '16Dec 25 '16Dec 28 '16Dec 31 '16Jan 01 '17Jan 04 '17Jan 07 '17Jan 10 '17Jan 13 '1718
| |

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Unesp - Presidente Prudente), livre docente, coordenadora do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil).

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Souza, R. J. de. (2016). Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 43–59. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/28941

Edição

Seção

Artigos