Literatura digital, eletrônica ou hipermidiática: tendências contemporâneas de leitura para crianças e adolescentes

Autores

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba
  • Valnikson Viana de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p269-290

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil, Literatura digital, Hipermídia, Cibercultura

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre conceitos e diferentes abordagens decorrentes da renovação da produção literária infantil e juvenil, evidenciando mais precisamente sua transposição do suporte impresso para o meio digital, eletrônico ou hipermidiático. Voltamos o nosso olhar para o percurso desta vertente a partir dos anos 1970, abarcando novas propostas temáticas e artifícios de aproximação com o público-alvo, até as atuais tendências de leitura a ela relacionadas. Valemo-nos especialmente dos apontamentos de Hayles (2009) e Kirchof (2009; 2014) para entender o contexto de elaboração das recentes plataformas voltadas ao leitor iniciante, tomando como principal exemplo o livro O menino e o foguete (2016), do escritor Marcelo Rubens Paiva e do ilustrador Alexandre Rampazo, lançado como parte do programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social. Tal obra evidencia o surgimento de um novo formato que só pode ser acessado em tablets e smartphones por uma página na rede social Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

DANIELA MARIA SEGABINAZI - Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino e literatura brasileira contemporânea. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente”; integra o Núcleo de Estudos de Alfabetização em Linguagem e Matemática e o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário. 

                                                                                                                                        

Valnikson Viana de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL da Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa - PB - Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Segabinazi, D. M., & Oliveira, V. V. de. (2018). Literatura digital, eletrônica ou hipermidiática: tendências contemporâneas de leitura para crianças e adolescentes. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (20), 269–290. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p269-290

Edição

Seção

Ensaios Literários