Literatura digital, eletrônica ou hipermidiática: tendências contemporâneas de leitura para crianças e adolescentes

Autores

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba
  • Valnikson Viana de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p269-290

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil, Literatura digital, Hipermídia, Cibercultura

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre conceitos e diferentes abordagens decorrentes da renovação da produção literária infantil e juvenil, evidenciando mais precisamente sua transposição do suporte impresso para o meio digital, eletrônico ou hipermidiático. Voltamos o nosso olhar para o percurso desta vertente a partir dos anos 1970, abarcando novas propostas temáticas e artifícios de aproximação com o público-alvo, até as atuais tendências de leitura a ela relacionadas. Valemo-nos especialmente dos apontamentos de Hayles (2009) e Kirchof (2009; 2014) para entender o contexto de elaboração das recentes plataformas voltadas ao leitor iniciante, tomando como principal exemplo o livro O menino e o foguete (2016), do escritor Marcelo Rubens Paiva e do ilustrador Alexandre Rampazo, lançado como parte do programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social. Tal obra evidencia o surgimento de um novo formato que só pode ser acessado em tablets e smartphones por uma página na rede social Facebook.

Downloads

Metrics

PDF views
1,305
Jul 13 '18Jul 16 '18Jul 19 '18Jul 22 '18Jul 25 '18Jul 28 '18Jul 31 '18Aug 01 '18Aug 04 '18Aug 07 '18Aug 10 '1828
| |

Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

DANIELA MARIA SEGABINAZI - Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino e literatura brasileira contemporânea. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente”; integra o Núcleo de Estudos de Alfabetização em Linguagem e Matemática e o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário. 

                                                                                                                                        

Valnikson Viana de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL da Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa - PB - Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Segabinazi, D. M., & Oliveira, V. V. de. (2018). Literatura digital, eletrônica ou hipermidiática: tendências contemporâneas de leitura para crianças e adolescentes. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (20), 269–290. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p269-290

Edição

Seção

Ensaios Literários