Fantasmas no palco: Dancing at Lughnasa e o Teatro de Memória de Friel

Autores

  • Maria Isabel Rios de Carvalho Viana CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p135-151

Palavras-chave:

Teatro, Memória, Fantasmático, Dancing at Lughnasa

Resumo

É característica marcante da obra do dramaturgo irlandês Brian Friel a representação da memória no palco. Dancing at Lughnasa é uma de suas peças classificada pelos críticos como uma “peça de memória” por apresentar, assim como a peça The Glass Menagerie de Tennessee Williams, um narrador-personagem que narra eventos de seu passado. Porém, a relação dessa peça de Friel com a memória vai muito além da mera temática e passa a ser o procedimento e a forma do dramaturgo de fazer teatro à memória do próprio teatro, recuperando suas origens nos rituais e na tragédia e relendo elementos marcantes da fundação do Teatro Literário Irlandês. Partindo da ideia do “fantasmático” no teatro desenvolvida por Carlson, o objetivo desse artigo é detectar alguns dos “fantasmas” presentes no texto de Friel, mostrando o caráter metateatral da peça e de que forma Friel faz do seu teatro um Teatro de Memória.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Rios de Carvalho Viana, CEFET/MG

Formada em Letras pela UFSJ. Mestrado em Letras em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela UFSJ. Doutoranda em Estudo de Linguagens pelo CEFET/MG.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Viana, M. I. R. de C. (2018). Fantasmas no palco: Dancing at Lughnasa e o Teatro de Memória de Friel. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (20), 135–151. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p135-151

Edição

Seção

Artigos