A literatura filosófica de Clarice Lispector

Autores

  • Pamela Zacharias

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p140-157

Palavras-chave:

Clarice Lispector, filosofia, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Personagem.

Resumo

Este artigo se origina a partir do encontro da escrita de Clarice Lispector com a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari e propõe aproximações entre a literatura da escritora e os conceitos desenvolvidos pelos autores. Para Deleuze e Guattari, a literatura se faz em um plano de composição e cria perceptos e afectos através de um personagem estético; já a filosofia, tece um plano de imanência para criar seus conceitos que se constroem por meio de um personagem conceitual. Neste artigo, buscou-se discutir em que instância personagens estéticos e personagens conceituais se atravessam. Quais as ressonâncias que textos de Clarice podem provocar no campo filosófico?  Para isso, foram percorridas algumas linhas criativas de sua literatura, como o devir, seguindo-as em busca de visualizar alguns conceitos sensoriais e algumas sensações conceituais que afloram da criação literária da escritora, percorrendo nela uma força filosófica que cria e mobiliza conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pamela Zacharias

Possuo graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Educação pela mesma universidade. No doutorado estudei a relação entre cinema, educação e filosofia, atentando-me especialmente às narrativas e personagens cinematográficos. Realizei estágio no exterior em filosofia com bolsa FAPESP na Université Paris Nanterre. Atualmente, dedico-me a estudar a potência filosófica que há na literatura de Clarice Lisopector, com especial embasamento em Félix Guattari e Gilles Deleuze. 

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Zacharias, P. (2019). A literatura filosófica de Clarice Lispector. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (23), 140–157. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i23p140-157

Edição

Seção

Artigos