Prêmio FNLIJ "o melhor projeto editorial": elementos da materialidade no livro de literatura para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p138-152

Palavras-chave:

Prêmio FNLIJ, Materialidade, Projeto editorial, Literatura para crianças

Resumo

No artigo, evidencia-se a materialidade do impresso como indicador de qualidade do livro de literatura destinado às crianças. Examinam-se as brochuras publicadas pela FNLIJ e os pareceres sobre as obras premiadas na categoria O Melhor Projeto Editorial nos anos de 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018, totalizando 10 textos, sendo dois referentes a cada ano contemplado. Os principais elementos evidenciados nos pareceres por parte dos votantes são a ilustração, a capa, os paratextos editoriais. Desse conjunto, no entanto, sobressai a ilustração como um elemento definidor dos sentidos do texto literário.  O estudo ancora-se tanto em pressupostos teóricos e metodológicos extraídos da Crítica Literária quanto da História Cultural. Nota-se, em particular, a ênfase na integração verbo-visual como modo de ampliação dos sentidos da narrativa literária. 

 

Downloads

Metrics

PDF views
95
Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '20Jul 28 '20Jul 31 '20Aug 01 '20Aug 04 '2029
| |

Biografia do Autor

Márcia Cabral da Silva, Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular do curso de Graduação e Pós-graduação em Educação da Faculdade do Estado do Rio de Janeiro - Dept de Estudos Aplicados ao Ensino- Área: Linguagem, Letramento, Formação de Leitores.Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ) 

Josiane de Souza Soares, Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ) e do PROALFA - Programa de Alfabetização, Documentação e Informação/UERJ. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrando o setor Multidisciplinar.

 

 

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

da Silva, M. C., & Soares, J. de S. (2020). Prêmio FNLIJ "o melhor projeto editorial": elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (24), 138–152. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p138-152