Prêmio FNLIJ "o melhor projeto editorial": elementos da materialidade no livro de literatura para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p138-152

Palavras-chave:

Prêmio FNLIJ, Materialidade, Projeto editorial, Literatura para crianças

Resumo

No artigo, evidencia-se a materialidade do impresso como indicador de qualidade do livro de literatura destinado às crianças. Examinam-se as brochuras publicadas pela FNLIJ e os pareceres sobre as obras premiadas na categoria O Melhor Projeto Editorial nos anos de 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018, totalizando 10 textos, sendo dois referentes a cada ano contemplado. Os principais elementos evidenciados nos pareceres por parte dos votantes são a ilustração, a capa, os paratextos editoriais. Desse conjunto, no entanto, sobressai a ilustração como um elemento definidor dos sentidos do texto literário.  O estudo ancora-se tanto em pressupostos teóricos e metodológicos extraídos da Crítica Literária quanto da História Cultural. Nota-se, em particular, a ênfase na integração verbo-visual como modo de ampliação dos sentidos da narrativa literária. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Cabral da Silva, Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular do curso de Graduação e Pós-graduação em Educação da Faculdade do Estado do Rio de Janeiro - Dept de Estudos Aplicados ao Ensino- Área: Linguagem, Letramento, Formação de Leitores.Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ) 

Josiane de Souza Soares, Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ) e do PROALFA - Programa de Alfabetização, Documentação e Informação/UERJ. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integrando o setor Multidisciplinar.

 

 

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

da Silva, M. C., & Soares, J. de S. (2020). Prêmio FNLIJ "o melhor projeto editorial": elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (24), 138–152. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p138-152