A evolução do livro-objeto: técnica e estética

Autores

  • diana maria ferreira martins
  • Sara Reis da Silva Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p87-103

Palavras-chave:

Literatura para a infância, Livro-objeto, capitalismo artístico, leitor transestético

Resumo

Vivemos numa época em que a cultura, em geral, e a criação literária para a infância, em particular, ostentam uma elevada oferta dominada por um imperativo de renovação e de criatividade constantes. Inscrito numa tendência crescente mais ou menos comercial, o livro, alvo de uma atenção crescente por parte do design, tem vindo a materializar-se em artefactos híbridos provocadores, vocacionados para a exploração das expetativas de prazer, de experiência e de emoção ou afeto dos seus destinatários, desafiando a investigação dedicada à Literatura para a Infância. O presente estudo tem, assim, por propósito a apresentação de uma sucinta visão panorâmica, diacrónica e sincrónica, do livro-objeto, articulada com conteúdos da História do brinquedo ótico, do álbum e do design. Tendo por base a teorização de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, plasmada no volume O Capitalismo Estético na era da globalização (2014), procuramos problematizar e situar o livro-objeto para a infância no processo de estetização do consumo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

diana maria ferreira martins

 

Sara Reis da Silva, Universidade do Minho

Sara Reis da Silva é Professora Auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do projecto RED LIJMI da Universidade de Santiago de Compostela. É doutorada em Literatura para a Infância (LI) pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude, já editada (FCG/FCT (2013). Desenvolve a sua docência/investigação na área dos estudos literários e, em particular, da LI. Integrou a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian-Casa da Leitura. Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais. É autora de vários artigos, ensaios, recensões e livros. 

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

martins, diana maria ferreira, & Silva, S. R. da. (2020). A evolução do livro-objeto: técnica e estética. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (24), 87–103. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p87-103