Representações da dobra no design gráfico de livros ilustrados para infância
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p72-86Palavras-chave:
Design, Design gráfico, Literatura para infância, Livros ilustrados, DobraResumo
Desde a invenção do códice em Roma, a dobra faz parte constituinte da materialidade do livro, adquirindo variados usos e funções em diferentes culturas. Na realidade mais recente, os projetos de design gráfico vêm buscando explorar esse elemento para além de sua função de articulação das páginas. Propõe-se apresentar um breve painel sobre a representatividade da dobra no design de livros ilustrados de literatura para infância como um recurso capaz de enriquecer de novos significados a sua linguagem gráfica. Da articulação entre referenciais teóricos de design, literatura e estudos sobre a trajetória do livro – Linden, Melot, Salisbury e Styles, Febvre e Martin – e uma seleção de obras publicadas no Brasil, busca-se enfatizar a importância da dobra no processo de diferenciação do design desses livros.