Estética do excedente

Lacan com Pirandello

Autores

  • Ruben Carmine Fasolino Universidade Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i25p3-13

Palavras-chave:

Significante, Traço, Excedente, Sujeito

Resumo

Este artigo analisará uma narrativa breve de Luigi Pirandello, intitulada Il treno ha fichiato. O objetivo é mostrar que tal obra já se encontra pré-configurada na teoria lacaniana do significante como marca (traço e pegada) que reconfigura e predetermina a existência do sujeito. Para tanto, se fará uma breve revisão das relações que Lacan manteve com a literatura e a crítica literária, assim como dos momentos nos quais o psicanalista diferencia cuidadosamente a dimensão simbólica do imaginario e do real. A narrativa do italiano ajudará a compreender melhor o elemento que nos interessa aqui ressaltar, qual seja, a dimensão significante que Lacan insiste em propor: a da saída no duplo sentido do que resta, do que sobra e se faz resto, mas também do que é excessivo e despoja o sujeito de suas certezas imaginárias. 

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Biografia do Autor

Ruben Carmine Fasolino, Universidade Complutense de Madrid

Departamento de Filosofia e Sociedade(Historia da Filosofía, Estética e Filosofía Moral e Política)

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Fasolino, R. C. (2020). Estética do excedente: Lacan com Pirandello. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (25), 3–13. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i25p3-13