O acalanto e suas ressonâncias no infans:
uma abertura para a linguagem a partir da dimensão sonora da voz
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p64-78Palavras-chave:
Voz, Acalanto, Linguagem, Sentido, MusicalidadeResumo
O texto propõe trabalhar sobre a dimensão sonora da voz mobilizada no acalanto como abertura para a linguagem. A partir do conflito transmitido pela voz materna, retomamos a tese de Vives de que a linguagem se situa numa tensão, nunca apaziguada, entre sentido e musicalidade, utilizando como aporte teórico Freud, Lacan, Didier-Weill, Maliska, Orrado e Vives, entre outros. Metodologicamente, realizaremos uma discussão teórica sobre a relação entre voz, corpo, invocação e linguagem no acalanto a partir de um exemplo ilustrativo do Autoacalanto, canção composta por Caetano Veloso para o neto, Benjamin. Nela o compositor e avô se pregunta: O que é mesmo que isso me ensina? Tal questionamento tange nosso ouvido musical e nos faz pensar na voz cantada no acalanto como possibilidade de laço, inserindo a criança no discurso e na linguagem.
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