O acalanto e suas ressonâncias no infans:

uma abertura para a linguagem a partir da dimensão sonora da voz

Autores

  • Elisangela Maria da Silva Núcleo de Estudos Psicanalíticos - NINAR/RECIFE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p64-78

Palavras-chave:

Voz, Acalanto, Linguagem, Sentido, Musicalidade

Resumo

O texto propõe trabalhar sobre a dimensão sonora da voz mobilizada no acalanto como abertura para a linguagem. A partir do conflito transmitido pela voz materna, retomamos a tese de Vives de que a linguagem se situa numa tensão, nunca apaziguada, entre sentido e musicalidade, utilizando como aporte teórico Freud, Lacan, Didier-Weill, Maliska, Orrado e Vives, entre outros. Metodologicamente, realizaremos uma discussão teórica sobre a relação entre voz, corpo, invocação e linguagem no acalanto a partir de um exemplo ilustrativo do Autoacalanto, canção composta por Caetano Veloso para o neto, Benjamin. Nela o compositor e avô se pregunta: O que é mesmo que isso me ensina? Tal questionamento tange nosso ouvido musical e nos faz pensar na voz cantada no acalanto como possibilidade de laço, inserindo a criança no discurso e na linguagem.

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Biografia do Autor

Elisangela Maria da Silva, Núcleo de Estudos Psicanalíticos - NINAR/RECIFE

Graduada em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, Especialização no Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte - PITÁGORAS, Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Atualmente é professora do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística aplicada e ao ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Osman Lins - FACOL. Professora Alfabetizadora pela Secretaria de Educação do Ipojuca. Tem experiência na área de Linguística com ênfase na área de Psicanálise, atuando em Aquisição da Linguagem. Participa do Grupo de Estudo O Bebê pelo Núcleo de Estudos Psicanalíticos - NINAR. Dedica-se principalmente aos seguintes temas de estudo: a voz na relação mãe-bebê e a voz infantil e a linguagem poética.

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Publicado

2022-07-12

Como Citar

Silva, E. M. da. (2022). O acalanto e suas ressonâncias no infans: : uma abertura para a linguagem a partir da dimensão sonora da voz. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (28), 64–78. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p64-78